No Dia das Bruxas, quando os monstros e as figuras mais assustadoras estão soltas, o Livronews selecionou sete obras de terror, horror e crimes. De clássicos da literatura a autores contemporâneos, para entrar no clima do halloween através da leitura.
Edgar Allan Poe: Medo clássico
Esta coletânea de contos examina as obras de Edgar Allan Poe, um dos pioneiros do conto de terror e do crime no século XIX. Através de sua escrita, Poe investiga as profundezas da mente humana, suas obsessões e a inevitabilidade da morte. Histórias memoráveis, como “O Corvo” e “O Coração Delator”, revelam a luta interna dos personagens com seus próprios demônios.
Drácula, de Bram Stoker
Publicada em 1897, “Drácula” é uma obra fundamental do gênero terror. O romance é narrado por cartas, diários, notícias e acompanha a história de humanos que lutam para sobreviver às investidas do conde Drácula, na Londres da época vitoriana, no final do século XIX. O romance epistolar não foi o primeiro a tratar a questão do vampirismo, mas marcou o gênero e definiu a imagem do vampiro, tornando-se grande influência para o cinema, teatro, e outras linguagens artísticas.
Frankenstein, de Mary Shelley
“Frankenstein” foi publicado em 1818 e é considerado um marco da ficção científica. A história gira em torno de Victor Frankenstein, um jovem cientista que, em sua busca por conhecimento, cria uma criatura sem nome a partir de partes de cadáveres. O desfecho revela as consequências de suas ações e o sofrimento da criatura, que busca aceitação em um mundo que a rejeita.
Lady Killers: Assassinas em Série, de Tori Telfer
Lançado em 2018, “Lady Killers” examina a vida de várias mulheres que cometeram homicídios ao longo da história. Cada capítulo foca em uma assassina diferente, apresentando suas histórias e o impacto social que causaram. A obra busca humanizar essas figuras, revelando suas experiências enquanto aborda temas de poder, gênero e criminalidade.
Lovecraft: Medo clássico, volume I, de H. P. Lovecraft
Howard Phillips Lovecraft é tido como o legítimo sucessor de Edgar Allan Poe. Lovecraft desenvolveu seres e universos fantásticos, criando sua própria mitologia. Ele estabeleceu as bases do horror cósmico no início do século XX, escrevendo em um contexto de descobertas científicas que desafiavam a visão tradicional do universo. A obra reúne uma série de textos escritos pelo mestre.
As melhores histórias brasileiras de horror, vários autores
Esta coletânea reúne diferentes contos de horror de autores brasileiros, proporcionando uma visão ampla do gênero na literatura nacional. A seleção traz textos escritos entre 1870 e 2014, mostrando uma grande diversidade nas temáticas que passam pelo terror sobrenatural e o psicológico. Clássicos como Machado de Assis e Aluísio Azevedo se unem a contemporâneos como Braulio Tavares e Márcia Kupstas nesta publicação.
Uma mulher no escuro, de Raphael Montes
Publicada em 2019, a obra de Raphael Montes aborda questões contemporâneas de violência e solidão por meio da história de uma mulher isolada no cenário de um crime. Victoria Bravo era uma criança de quatro anos quando sua família foi assassinada, sendo ela a única sobrevivente. Anos depois ela se tornou uma jovem solitária e tímida, que passa boa parte do tempo trancada em casa, mas que terá que lidar com seu passado.