Por Dani Costa Russo
O escritor homenageado da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) ganhou edições novas para o evento, em diferentes editoras. João do Rio (1881-1921) é o pseudônimo de Paulo Barreto, também jornalista, e retratou as transformações sociais e culturais do Rio de Janeiro no início do século XX.
A Antofágica, conhecida por suas obras clássicas, optou por publicar o título A alma encantadora das ruas, numa edição de bolso, com textos anexos virtualmente, numa abordagem da crônica contemporânea, de Henrique Rodriguez e Gaía Passarelli, e apresentação de Mateus Baldi. A capa foi pensada para apresentar o autor ao público, a designer Giovanna Cianelli utilizou o semblante de João do Rio.
“Para ficar pronto até a Flip, contamos com trabalho de checagem de publicações antigas de Lucía González, do Laboratório de Estudos de Literatura e Cultura da Belle Époque. Em três meses, o livro foi finalizado. O formato escolhido combina com a literatura e o estilo de vida de João do Rio”, conta o editor Roberto Jannarelli.
Dani Costa Russo é Jornalista e escritora. Criadora, curadora e editora do @seloauroras. Autora de Beijos no Chão e Cama Rainha. Colaboradora do Livronews na cobertura exclusiva da Flip 2024