
Em Eu Me Lembro, Selton Mello celebra seus 40 anos de carreira com uma autobiografia comovente e íntima, que conduz o leitor pelos bastidores de uma das trajetórias mais marcantes do cinema e da televisão brasileira. Atualmente em campanha para o Oscar de 2025 com o filme Ainda Estou Aqui e à frente de um dos lançamentos mais aguardados do ano, O Auto da Compadecida 2, Selton revisita suas origens, memórias e reflexões, com o auxílio de grandes nomes do teatro, cinema e literatura brasileira, que o entrevistam e ajudam a revelar camadas menos conhecidas de sua personalidade.
A narrativa é conduzida em um formato de perguntas e respostas, com personalidades como Fernanda Montenegro, Matheus Nachtergaele e Marjorie Estiano. Cada pergunta abre espaço para que Selton compartilhe lembranças únicas de seus encontros e experiências. Em um dos relatos mais impactantes, ele recorda o encontro quase “sobrenatural” com Matheus Nachtergaele durante as gravações de O Auto da Compadecida: “Foi mágica pura. Não teve nenhuma leitura preliminar. Não teve testes para ver se a dupla era aquela!” A história de amizade e confiança mútua com outros grandes artistas surge como um fio condutor, destacando não só o lado profissional, mas a empatia e a sintonia que construíram suas parcerias.
O livro também aborda temas delicados, como o luto recente pela mãe, Selva, acometida pelo Alzheimer. Nesse contexto, Selton revela como as memórias e os afetos ajudaram a preservar o vínculo com a mãe. Em sua obra, o ator transforma essas lembranças em uma verdadeira celebração da vida e de sua arte, que começou nos corredores da TV nos anos 1980 e evoluiu para personagens inesquecíveis, como João Estrela, de Meu Nome Não é Johnny, e o palhaço Benjamin, de O Palhaço.
A obra, publicada pela Jambô Editora, inclui três cadernos de fotografias, com imagens marcantes que complementam a experiência de leitura. Em tom confessional e com humor refinado, Selton revisita suas dúvidas, reveses e descobertas, expondo ao leitor os desafios que moldaram sua trajetória. Eu Me Lembro é um livro tocante e inspirador que apresenta um Selton Mello introspectivo e genuíno, e deixa uma marca na literatura brasileira com sua poética homenagem à arte, à amizade e à memória.
Ficha técnica