Para quem faz livro e
Para quem gosta de ler

Cibele Laurentino escreve sobre “A ilha e o espelho”, de Fausto Luciano Panicacci

Fausto Luciano Panicacci, natural de São João da Boa Vista, interior de São Paulo, é um escritor que traz em suas obras um olhar profundo sobre a condição humana. Formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), com doutorado em Ciências Jurídicas pela Universidade do Minho, em Portugal, e experiências acadêmicas e culturais em Cambridge, na Inglaterra, Panicacci alia seu vasto conhecimento jurídico a uma sensibilidade artística refinada. Apaixonado por arte e literatura, o autor também se dedicou aos estudos de Fotografia, História do Cinema e História da Arte, enriquecendo ainda mais sua visão criativa.

Atualmente, além de atuar como promotor de Justiça, Panicacci possui três livros publicados, incluindo o aclamado O silêncio dos livros, que conquistou lugar nas listas de mais vendidos na Espanha e no Brasil. Sua nova obra, A ilha e o espelho, reafirma seu talento para abordar questões sociais e existenciais com profundidade e sensibilidade.

No romance, o protagonista Theo B. e seu grupo de amigos exploram diversas localidades ao redor do mundo, refletindo sobre temas complexos e atuais, como xenofobia, crises identitárias, desigualdade social e violência moral e física. A narrativa também mergulha nas dores de gigantescos contingentes humanos forçados a deixar suas casas por conta de guerras, fome e outros flagelos que os tornam invisíveis aos olhos da sociedade moderna – apesar de serem essenciais para o conforto do mundo contemporâneo.

Com uma prosa rica e envolvente, A ilha e o espelho não apenas revela os dilemas e encontros de Theo B., mas também convida o leitor a refletir sobre a empatia e o papel de cada indivíduo diante do sofrimento alheio. Panicacci constrói uma trama que transita pelas mais diversas áreas do saber humano, compondo um mosaico literário que é, ao mesmo tempo, denúncia e celebração da complexidade das relações humanas.

Este novo romance confirma Fausto Luciano Panicacci como uma das vozes mais impactantes e necessárias da literatura contemporânea brasileira. A ilha e o espelho já está disponível na Amazon.

Siga o autor em @faustopanicacci


Cibele Laurentino nasceu em Campina Grande, Paraíba, ativista cultural, Gestora em Turismo, atua na área e se dedica à literatura: bacharel em letras, autora do livro de poesias Cactus (livro de estreia), de Nobelina (romance premiado em 2021 pelo Edital Maria Pimentel na PB), Todas em mim (livro de contos, lançado em 2022, sendo traduzido e comercializado em espanhol no ano de 2023 pelo grupo editorial Caravana). Ainda em 2022 lançou o romance Eu, Inútil, vencedor como melhor obra de ficção em Portugal no prêmio Ases da literatura. Membro da UBE – PB e da ALC – Academia de Letras de Campina Grande – PB

Leia também

Agenda

Confira a programação de lançamentos, feiras, festivais, cursos, palestras e debates em todo o Brasil.

Newsletter

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos de livros e novidades do mercado editorial.

Ao cadastrar em nossas newsletter, você concorda com nossa Política de Privacidade. Saiba mais

Colunistas

Veja os artigos mais recentes dos nossos colunistas.