No dia 25 de janeiro de 2025, aniversário da cidade, a Casa de Cultura do Parque será palco do LOBA Festival Literário, evento dedicado à promoção da escrita de mulheres no Brasil. Criado em 2023 por Mandi Castro, Mari Gauer e Milena Silveira, o festival busca ampliar a visibilidade das autoras e combater estereótipos de gênero na literatura. A programação gratuita inclui painéis, workshops e a cerimônia do Prêmio LOBA, que reconhece obras de mulheres em diversas categorias, como contos, romances e roteiros para curtas.
“Tudo surgiu em 2023, quando eu tive a ideia de fazer uma premiação literária só para mulheres”, diz Mandi Castro, organizadora do LOBA Festival, ao Livronews. “Fico muito feliz dessa nossa iniciativa. Eu tenho certeza que a nossa grande sociedade, nessa questão muito machista, nessa questão muito patriarcal, acaba deixando as autoras muito mais quietas, com vergonha. Porque escrever é um ato de coragem. Então a gente quer usar esse festival para incentivar.”

“O que o pessoal pode esperar?”, continua Castro, “um dia cheio de painéis, de atividades, de ativações. A gente vai começar com uma abertura, depois teremos um painel de roteiristas falando sobre como escrever, como iniciar a entrada no mercado de trabalho. Depois teremos autoras também renomadas para falar com a gente no segundo painel. Mas acho que o que as pessoas esperam bastante também é a premiação, que vai acontecer mais para o final do dia, a premiação do Prêmio Loba Festival. E vamos finalizar o dia com um happy hour com um quarteto que vai tocar. E eu não poderia deixar de mencionar que ao longo desses eventos, a gente em paralelo também vai ter um efeito muito legal de networking entre autoras e editoras.”
Com o apoio da Lei Paulo Gustavo, o festival traz nomes consagrados para debates enriquecedores. Às 14h, Laura Artigas e Letícia Fudissaku exploram a relação entre literatura e roteirização. Em seguida, às 15h15, Mel Duarte, Natalia Timerman e Julia Dantas discutem como transformar lutas sociais em literatura. A partir das 16h30, as finalistas do Prêmio LOBA serão homenageadas em uma cerimônia seguida de happy hour. Para encerrar, o Quarteto Jacarandá apresentará um show com clássicos do choro e composições autorais.
O LOBA Festival reafirma a importância de dar voz às mulheres na literatura, consolidando-se como um espaço de inclusão e celebração. Realizado na Casa de Cultura do Parque, o evento reforça o compromisso de São Paulo com a valorização cultural e a diversidade, convidando o público a refletir sobre o papel da mulher na arte e na sociedade.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
14h-15h Painel 1 | Além da literatura, roteirizando ideias, com Laura Artigas e Letícia Fudissak
15h15–16h15 Painel 2 | Transformando lutas sociais em literatura, com Mel Duarte, Natalia Timerman e Julia Dantas
16h30–18h Cerimônia das finalistas Premiação das finalistas, seguida de um happy hour para celebração
18h Música na Casa | com Quarteto Jacarandá
SERVIÇO
LOBA (Literaturas e Obras de Autoras) Festival Literário
25 de janeiro de 2025, sábado, das 14h às 18h
Casa de Cultura do Parque
Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 1300 – Alto de Pinheiros, São Paulo – SP, 05461-010
Visitação: quarta a domingo, das 11h às 18h
11 3811 9264
ccparque.com.br
Toda a programação é gratuita, aberta a todos os públicos interessados e está sujeita à lotação do espaço.
Confira a live Livronews com Mandi Castro, contando tudo sobre o LOBA Festival 2025: