Adélia Prado @adeliapradodivinopolis é a vencedora do Prêmio Camões 2024
Adélia Prado, renomada poeta, professora, filósofa, romancista e contista mineira, foi anunciada como a vencedora do Prêmio Camões 2024, o mais importante reconhecimento literário da língua portuguesa.
Nascida em Divinópolis, Minas Gerais, em 1935, Adélia Prado possui uma obra que se estende por décadas, destacando-se pela originalidade e profundidade de sua produção poética e literária. Desde a publicação de seu primeiro livro, “Bagagem”, em 1976, Prado tem cativado leitores e críticos. Entre suas conquistas, destaca-se também o Prêmio Jabuti de Literatura, recebido pelo livro “O Coração Disparado” (1978), e o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras (ABL), anunciado há apenas alguns dias.
O Prêmio Camões, instituído em 1988 pelos governos do Brasil e de Portugal, visa estreitar os laços culturais entre as nações lusófonas e enriquecer o patrimônio literário e cultural da língua portuguesa. Este prestigiado prêmio, que oferece uma recompensa de 100 mil euros, é concedido a autores que contribuem significativamente para a literatura em língua portuguesa.
O júri de 2024, composto por representantes de Brasil, Portugal e Moçambique, destacou Adélia Prado como uma voz inconfundível e herdeira do legado de Carlos Drummond de Andrade, que a descreveu como “lírica, bíblica, existencial, faz poesia como faz bom tempo…”.