Para quem faz livro e
Para quem gosta de ler

Adélia Prado vence o Prêmio Camões 2024

Adélia Prado @adeliapradodivinopolis é a vencedora do Prêmio Camões 2024

Adélia Prado, renomada poeta, professora, filósofa, romancista e contista mineira, foi anunciada como a vencedora do Prêmio Camões 2024, o mais importante reconhecimento literário da língua portuguesa.

Nascida em Divinópolis, Minas Gerais, em 1935, Adélia Prado possui uma obra que se estende por décadas, destacando-se pela originalidade e profundidade de sua produção poética e literária. Desde a publicação de seu primeiro livro, “Bagagem”, em 1976, Prado tem cativado leitores e críticos. Entre suas conquistas, destaca-se também o Prêmio Jabuti de Literatura, recebido pelo livro “O Coração Disparado” (1978), e o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras (ABL), anunciado há apenas alguns dias.

O Prêmio Camões, instituído em 1988 pelos governos do Brasil e de Portugal, visa estreitar os laços culturais entre as nações lusófonas e enriquecer o patrimônio literário e cultural da língua portuguesa. Este prestigiado prêmio, que oferece uma recompensa de 100 mil euros, é concedido a autores que contribuem significativamente para a literatura em língua portuguesa.

O júri de 2024, composto por representantes de Brasil, Portugal e Moçambique, destacou Adélia Prado como uma voz inconfundível e herdeira do legado de Carlos Drummond de Andrade, que a descreveu como “lírica, bíblica, existencial, faz poesia como faz bom tempo…”.

Leia também

Agenda

Confira a programação de lançamentos, feiras, festivais, cursos, palestras e debates em todo o Brasil.

Newsletter

Lorem ipusm lorem ipsum lorem ipsum lorem ipusm lorem ipsum lorem ipsum lorem ipsum lorem lorem ipsum lorem ipsum lorem

Ao cadastrar em nossas newsletter, você concorda com nossa Política de Privacidade. Saiba mais

Colunistas

Lorem ipusm lorem ipsum lorem ipsum lorem ipusm lorem ipsum lorem ipsum lorem ipsum lorem lorem ipsum lorem ipsum lorem