Nesta sexta, 13 de dezembro, às 17h, o Clube de Poesia do Centro Cultural Astrolabio recebe a autora vencedora do Prêmio Oceanos 2024, Micheliny Verunschk. O encontro é online, pela plataforma Zoom, e é uma ótima oportunidade para ouvir da romancista pernambucana sobre seu primeiro gênero – a poesia.
Verunschk afirmou (em entrevista de 2016 ao Itaú Cultural) que a poesia é “território da criança”, e que seu amadurecimento na linguagem poética foi mais rápido, porque acha que “não saí da infância: continuo olhando o mundo com o mesmo maravilhamento e espanto”. A conversa desta sexta tem como foco a edição que celebra os 20 anos da publicação de Geografia íntima do deserto (2003) agora ampliado.
O Clube de Poesia Astrolabio propõe encontros on-line ao vivo via Zoom, para conversas sobre a leitura. Além de um bate-papo descontraído e fundamentado nas principais temáticas e nos procedimentos formais da história da poesia, também aponta diálogos com a psicanálise, a história, a filosofia, o cinema e outras artes, trazendo sugestões complementares (para ler, ver e ouvir) e aprofunda a discussão sobre cada livro e poeta.
Os encontros têm curadoria e mediação de Evelyn Blaut, que é escritora e diretora do Centro Cultural Astrolabio, autora dos livros Fora da Rota (Todavia, 2024), O desejo de esquecer: Gonçalo M. Tavares e a epopeia (7Letras, 2020) e A ficção de António Lobo Antunes: da coreografia dos espectros à caligrafia dos afectos (Texto/Leya, 2019), entre outros, e Michaela Schmaedel, editora de cultura e poeta, autora do livro Coração Cansado(Penalux, 2020), Quênia – poemas de viagem (Cas’a edições, 2021) e Paisagens inclinadas (editora 7letras, 2022), crítica literária para jornais e revistas e é editora do podcast Poesia pros Ouvidos.
13/12 – Clube de Poesia do Astrolabio: “Geografia íntima do deserto”, de Micheliny Verunschk
Com Micheliny Verunschk. Curadoria e mediação com Evelyn Blaut e Michaela Schmaedel. Mais informações e inscrições: Astrolabio
Local – Encontro online via Zoom
Hora – 17h às 18h30