Para quem faz livro e
Para quem gosta de ler

Cobertura Livronews Flip 2024: Um pouco do que vai estar na programação oficial

Por Yellow

A programação principal da Flip conta com uma diversidade de eventos, incluindo mesas, no Auditório da Matriz (com transmissão ao vivo para telão na Praça da Matriz) que abordam desde o mercado editorial até problemas contemporâneos, como a polarização política, crise climática, crises da sociedade da informação e o genocídio palestino.

Confira a seguir as dicas do Livronews entre os eventos da programação oficial.

09.10 19h30:
As ruas têm alma – João do Rio, o convidado do sereno, com Luiz Antonio Simas
Um dos maiores historiadores brasileiros da atualidade abre a Festa, com uma breve aula sobre João do Rio, o grande homenageado desta edição.

10.10 17h00:
Inventar na América Latina, com Joca Reiners Terron e Juan Cárdenas, mediação de Noemi Jaffe
Dois dos maiores nomes da literatura latino-americana conversam sobre literatura e seus romances mais recentes, que refletem sobre como a emergência climática alcança cada canto do mundo, mesmo as pequenas cidades. O absurdo crescente da realidade é um desafio constante a quem vive de ficção.

10.10 19h00:
Dormindo com o inimigo, com Mark Coeckelbergh e Danny Caine. Mediação de Fabiana Moraes
Um debate para refletir sobre como as big techs, com inteligência artificial e abuso dos nossos dados, estão em toda parte e comandam o mundo com sua rede silenciosa. um dos participantes, Coeckelbergh, é uma das maiores autoridades científicas em ética e Inteligência Artificial. O outro, Caine, é o poeta e livreiro autor do influente “Como resistir à Amazon e por quê: a luta por economias locais, proteção de dados, trabalho justo, livrarias independentes e um futuro impulsionado por pessoas (Elefante, 2023), título frequentemente citado nos episódios da primeira temporada do Podcast Livronews. A mediação ficará a cargo da premiada jornalista e professora recifense Fabiana Moraes (“A pauta é uma arma de combate”, 2022; “O nascimento de Joicy”, 2015; “Ter medo de quê?”, 2024).

11.10 12h00:
Como enfrentar o ódio, com Patrícia Campos Mello e Felipe Neto. Mediação de Fabiana Moraes
Também vai ficar a cargo de Fabiana Moraes mediar o que promete ser o evento mais disputado de toda a Flip. Isto porque vai contar com a presença de uma das pessoas mais populares do país, o ex-youtuber e influencer Felipe Neto, que, do topo de seu Olimpo virtual, após passar por um despertar de sua consciência política, se tornou um dos mais importantes nomes da cultura e jornalismo do Brasil, se dedicando a divulgar aos seus milhões de seguidores sua visão progressista. Felipe Neto resolveu levar a sério o epíteto de influencer, ao lançar, juntamente com o empresário Eduardo Moreira, o Instituto Conhecimento Liberta, um declarado contraponto aos veículos de disseminação de mentiras fascistas. Ele estará acompanhado de Patrícia Campos Mello, jornalista que foi perseguida pelo ex-presidente e suas milícias virtuais, por denunciar seus crimes eleitorais. Uma conversa que promete trazer luz não apenas aos mecanismos da extrema-direita, como também ao futuro e sobrevivência do jornalismo.

11.10 15h00:
Saber o passado, mirar o futuro, com Cacique Raoni e Txai Suruí. Mediação de Guilherme Freitas
Uma oportunidade única de presenciar e prestar homenagem à mais importante liderança indígena do país, o nonagenário (ou eterno) Cacique Raoni, que há décadas está na vanguarda da divulgação do pensamento dos povos originários. Lado a lado com ele, Txai Suruí, jovem liderança e autora, pronta para levar à frente seu legado. Uma aula sobre o conhecimento e sabedoria ancestrais, que são a única resposta eficaz a todos os problemas atuais.

11.10 19h00:
Não existe mais lá, com Atef Abu Saif e Julia Dantas. Mediação de Bianca Tavolari
A destruição de Gaza, um dos tópicos políticos mais urgentes do mundo atual, encontra ressonância na tragédia ecológica que inundou grande parte do Rio Grande do Sul. Para muitos, o conflito trouxe à tona a verdadeira dimensão da dominação das forças hegemônicas do Ocidente sobre todo o Oriente Médio, assim como a enchente do estado brasileiro expôs a inação dos políticos frente a inúmeros alertas feitos pelos cientistas, e os limites da ação do governo em amparar os desabrigados e reconstruir o que foi perdido. Atef Abu Saif estava em Gaza quando começaram os bombardeios e viu a cidade em que viviam tantos amigos ser totalmente destruída e essas pessoas queridas serem mortas. Julia Dantas viu sua casa e seu bairro serem invadidos pelas águas na enchente de Porto Alegre, na tragédia climática observada ao vivo por todo Brasil.

12.10 17h00:
A memória dos homens, com Mohamed Mbougar Sarr e Jeferson Tenório. Mediação de Rita Palmeira
Enquanto um resgata a ancestralidade pela riqueza do legado, o outro faz uma espécie de acerto de contas. Em ambos os premiados e aclamados autores, a masculinidade, a injustiça e a eterna tentativa de contar a história pela invenção de uma memória que faça jus à história que queremos.

13.10 10h00:
Invenção e linguagem: o romance segue, com Carla Madeira, Silvana Tavano e Mariana Salomão Carrara. Mediação de Adriana Couto
Para terminar a Festa com uma nota de otimismo, a mesa reúne autoras que representam lufadas de vitalidade à literatura e ao gênero romance.

Yellow é Luiz Eduardo Cerquinho Cajueiro, recifense, designer, programador, músico, Mestre em Ciências da Linguagem e parte da equipe Livronews.

Leia também

Agenda

Confira a programação de lançamentos, feiras, festivais, cursos, palestras e debates em todo o Brasil.

Newsletter

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos de livros e novidades do mercado editorial.

Ao cadastrar em nossas newsletter, você concorda com nossa Política de Privacidade. Saiba mais

Colunistas

Veja os artigos mais recentes dos nossos colunistas.