Para quem faz livro e
Para quem gosta de ler

CONFRA RIA – Livros, Biritas & Ideias: Um espaço de bate-papo literário em São Paulo

A Ria Livraria, em parceria com o recém-criado Instituto Caminhos da Palavra, dá início, neste 14 de fevereiro, à série de bate-papos gratuitos “CONFRA RIA – Livros, Biritas & Ideias”. O evento começa às 19h30, trazendo aos leitores e amantes da literatura a oportunidade de dialogar com autores contemporâneos sobre questões relevantes no universo literário.

A primeira edição, intitulada “Sem guéri-guéri: como e por que escrevo”, contará com a presença dos escritores Gaía Passarelli e Ronaldo Bressane e será mediada pelo diretor do Instituto Caminhos da Palavra, Henrique Rodrigues, também responsável pela curadoria do evento. Segundo ele, o primeiro encontro traz dois convidados bem diferentes e relevantes para a cena literária.  “Ronaldo Bressani é um professor de literatura muito criterioso, que não tem papas na língua e nem medo de encarar os problemas da literatura. A  Gaía Passarelli é uma jornalista com um pensamento muito interessante. É uma ótima cronista e também tem essa observação sobre a cidade”, detalha.

A ideia da parceria com a RIA veio do desejo de levar à capital paulista  uma atividade do instituto. “A Ria Livraria, local de encontros, afetos e liberdade de expressão, é o meu porto seguro na cidade”, destaca Rodrigues. Marcos Benuthe, sócio fundador da Ria, abraçou a ideia.  “A Ria Livraria tem a alegria de dar partida ao projeto CONFRA RIA, em parceria com o Instituto Caminhos da Palavra, criado pelo incansável incentivador e fomentador da nossa literatura, Henrique Rodrigues. Salve confraternização literaRia, nossa querida meta!”.

O projeto já tem a programação fechada e os encontros estão agendados até julho. Em abril, a CONFRA RIA receberá Xico Sá e Andrea del Fuego para a conversa “Dia da Mentira: breve festival de lorotas”. Em maio, será a vez de Izabella Cristo (Prêmio Caminhos), Tatiana Nascimento (Prêmio Pallas) e Bethânia Pires Amaro (Prêmio Jabuti) no bate-papo “Eita, venci um prêmio! E agora?” Por fim, em julho, André Sant’Anna e Amara Moira discutirão o tema “Viva os maluco: literatura é transgressão”.

Para Henrique Rodrigues, momentos de encontro e trocas como esses são fundamentais, já que a literatura termina sendo uma arte meio solitária na sua concepção e fruição. “Esses eventos são muito importantes para que a gente esteja em contato direto com os leitores. É um momento de encontro mesmo, de leitores, escritores, editores e todo mundo que celebra a literatura”, pontua. A ideia é realizar esses três encontros já fechados e dar seguimento ao projeto avaliando o formato, mas sempre buscando formas de fazer com que as pessoas se reúnam, pensem e reflitam sobre os diversos caminhos da literatura.


PROGRAMAÇÃO:

14/02, às 19h30 – Sem guéri-guéri: como e por que escrevo
Com Gaía Passarelli e Ronaldo Bressane, mediação de Henrique Rodrigues

01/04, às 19h30 – Dia da Mentira: breve festival de lorotas
Com Xico Sá e Andrea del Fuego, mediação de Henrique Rodrigues

29/05, às 19h30 – Eita, venci um prêmio! E agora?
Com Izabella Cristo (Prêmio Caminhos), Tatiana Nascimento (Prêmio Pallas) e Bethânia Pires Amaro (Prêmio Jabuti), mediação de Henrique Rodrigues

15/07, às 19h30 – Viva os maluco: literatura é transgressão
Com André Sant’Anna e Amara Moira, mediação de Henrique Rodrigues


Ria Livraria
R. Marinho Falcão, 58 – Sumarezinho, São Paulo (próximo à estação de metrô Vila Madalena – Linha 2: Verde)

Leia também

Agenda

Confira a programação de lançamentos, feiras, festivais, cursos, palestras e debates em todo o Brasil.

Newsletter

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos de livros e novidades do mercado editorial.

Ao cadastrar em nossas newsletter, você concorda com nossa Política de Privacidade. Saiba mais

Colunistas

Veja os artigos mais recentes dos nossos colunistas.