A palavra que traduz e expressa o momento. O diálogo com o cotidiano oferece humor, lirismo e realismo para o mundo, aproximando o jornalismo da literatura – e a literatura do jornalismo. Um gênero “sutil, discreto e poderoso”, na expressão de Cícero Belmar, gênero considerado tipicamente brasileiro, que vem se tornando mais valorizado pelo mercado editorial, na trilha pela qual já passaram nomes como Carlos Drummond de Andrade, Paulo Mendes Campos, Rubem Braga, Clarice Lispector, Machado de Assis e outros ícones da literatura brasileira.
O livro “Crônica Popular Brasileira” tem crônicas assinadas por vinte autores e autoras de todo o país, e mais uma escritora alemã-brasileira. O gênero literário aparece como “um espaço onde o pessoal e o coletivo, o ordinário e o extraordinário se encontram”, de acordo com a divulgação da Mirada. A obra conta ainda com fotografias de Carlos Monteiro.
Participam da obra os cronistas: Adriano Espíndola Santos, Alessandro Caldeira, Anthony Almeida, Carlos Monteiro, Cícero Belmar, Davison Souza, Germana Accioly, João Gomes da Silva, Kátia Borges, Luiz Henrique Gurgel, Marcela Elisa, Mariana Ianelli, Nely da Costa Barbosa, Quiercles Santana, Raphael Cerqueira Silva, Renata Meffe, Sheila Carvalho, Taciana Oliveira, Valdocir Trevisan e Yvonne Miller.
Serviço:
- Título: Crônica Popular Brasileira
- Autores: Taciana Oliveira (org.)
- Editora: Mirada
- Onde comprar: Mirada