A dica de leitura do escritor Jacques Fux @jacquesfux é o livro “A arte de driblar destinos”, do matemático e escritor Celso Costa @celsomatematico, vencedor do Prêmio Leya 2022.
Ambientada no interior rural do Paraná nos anos 1960, a obra narra a luta de uma família para superar a pobreza. O pai busca dignidade, enquanto a mãe investe na educação do filho como um caminho para romper com o destino predeterminado. A narrativa entrelaça elementos autobiográficos com histórias do cotidiano, refletindo sobre um Brasil marcado por tradições patriarcais e a dura realidade do trabalho infantil. Celso Costa se destaca por retratar muito bem as vivências brasileiras, combinando memórias e “causos” locais. Sua escrita convida os leitores a valorizar as histórias que moldam o Brasil, enfatizando a importância da educação e da resiliência diante das adversidades.
Jacques Fux, escritor, professor e palestrante, vencedor do Prêmio São Paulo. É autor de “Herança”, “Um labirinto labiríntico”, “Dona Ivone Lara e o sonho de sambar e encantar”, “As coisas de que não me Lembro, sou”, entre outros, “Nunca vou te perdoar por você ter me obrigado a te esquecer” (2023), seu segundo romance, é um dos finalistas do Jabuti 2024 na categoria Romance Literário.