Para quem faz livro e
Para quem gosta de ler

Drummond revive nas crônicas: nova coletânea celebra o cronista e poeta

Carlos Drummond de Andrade, um dos maiores nomes da literatura brasileira, ressurge em sua faceta de cronista com o lançamento de A Intensa Palavra: Crônicas Inéditas do Correio da Manhã, 1954-1969. Esta antologia, organizada por Luís Henrique Pellanda, reúne 150 textos do autor originalmente publicados no jornal carioca Correio da Manhã, encerrado durante a ditadura militar. Essas crônicas oferecem uma nova perspectiva sobre o olhar crítico e sensível de Drummond, ao abordar a política, o cotidiano e questões atemporais com profundidade e humor.

O livro funciona como um mosaico da história brasileira, mas também como um espelho universal. Segundo Pellanda, as crônicas de Drummond permitem ao leitor moderno conectar experiências e reflexões do passado aos dilemas atuais. É essa capacidade de captar o espírito do tempo, transcender limites temporais e provocar reflexões que torna A Intensa Palavra tão especial. Luiz Ruffato, no texto de orelha, reforça a importância da obra, destacando o frescor do autor em sua “tarefa cotidiana de cortejador de acasos”.

Além da coletânea de crônicas, o legado de Drummond ganha outras novas edições. O Observador no Escritório retorna com um projeto gráfico renovado, posfácio da jornalista Míriam Leitão e textos que permitem uma imersão no dia a dia do poeta, cobrindo um período de mais de 30 anos. Já José & Novos Poemas, reedição de dois clássicos da poesia, inclui um posfácio inédito de Laura Liuzzi e bibliografias selecionadas, reafirmando a intemporalidade de Drummond, que transcendeu sua época ao dialogar com temas como a solidão, o engajamento político e a esperança.

Com um trecho marcante que evoca utopias e críticas sociais, A Intensa Palavra reafirma a habilidade única de Drummond de transformar o ordinário em arte literária. As edições de suas obras mostram que seu pensamento continua relevante e inspirador, oferecendo aos leitores contemporâneos uma oportunidade de redescobrir um dos maiores cronistas e poetas do Brasil.

Serviço:

  • Título: A Intensa Palavra: Crônicas Inéditas do Correio da Manhã, 1954-1969
  • Autor: Carlos Drummond de Andrade
  • Editora: Record | Grupo Editorial Record
  • Páginas: 350
  • Preço: R$ 119,90

Leia também

Agenda

Confira a programação de lançamentos, feiras, festivais, cursos, palestras e debates em todo o Brasil.

Newsletter

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos de livros e novidades do mercado editorial.

Ao cadastrar em nossas newsletter, você concorda com nossa Política de Privacidade. Saiba mais

Colunistas

Veja os artigos mais recentes dos nossos colunistas.