Para quem faz livro e
Para quem gosta de ler

Flip 2024 – Dicas para curtir a Festa como um veterano

Esta é a primeira vez que o Livronews estará presente à Flip, mas isso não é motivo para chegar despreparado!

Não é à toa que a Flip se chama Festa Literária Internacional de Paraty. O mais celebrado evento anual do calendário literário brasileiro é muitas vezes comparado com a maior festa popular do país, o Carnaval. São inúmeros eventos, ocorrendo simultaneamente em todo o centro histórico da pequena cidade de arquitetura colonial, que servem de motivo para encontros e conexões entre amantes das letras vindos de todos os estados e além – algo bem parecido com o que ocorre em Olinda, Ouro Preto ou o Pelourinho, no período momesco.

Assim como no Carnaval, para aproveitar bem a Festa Literária, é bom atentar para algumas dicas, pra não correr o risco de perder sua atração favorita, ficar sem transporte ou até mesmo pegar uma insolação.

Como chegar e se movimentar em Paraty

Entre a vegetação de Mata Atlântica da Serra do Mar e o verde da Baía Carioca, o amontoado de casarões coloniais que formam o Centro Histórico de Paraty forma um cenário de cartão postal. Fundada oficialmente em 1667, a cidade foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 2019.

Paraty está localizada no litoral Sul do estado do Rio de Janeiro, na região conhecida como Costa Verde. Tem quase a mesma distância das capitais Rio de Janeiro (240 km) e São Paulo (270 km). Não há aeroporto, e o trajeto final mais comum até a cidade é por via terrestre. Para quem sai do Rio de Janeiro, a melhor rota é pela BR-101 (Rio – Santos), cujo percurso é feito pelo litoral e a vista é maravilhosa. Para os motoristas que vão por São Paulo, a BR-116, até Guaratinguetá, é a melhor opção. Sem trânsito e engarrafamentos, comuns nos fins de semana e alta temporada, essas viagens costumam durar cerca de 4 horas e meia.

O trajeto, é claro, também pode ser acertado por Uber ou outros aplicativos de transporte. Vale a pena combinar com amigos e dividir a corrida.

Um trajeto muito comum entre os turistas é a rota Ilha Grande (Angra dos Reis) – Paraty. A distância entre as duas cidades é de 100 km e a maneira mais econômica de fazer o trajeto é de ônibus urbano. Os veículos saem de meia em meia hora de Angra dos Reis e o percurso – de 95 km – tem 2h de duração.

Quem se programa para ir à Flip de ônibus, deve atentar para a compra antecipada de passagens. O período da Festa é o de maior ocupação, e é comum que todas as passagens das linhas rodoviárias se esgotem com dias de antecedência. A viagem de ônibus do Rio a Paraty, saindo da Rodoviária Novo Rio, tem duração média de 5 horas.

Para quem está na Ilha Grande, é possível também fazer o trajeto até Paraty de barco ou lancha.

A cidade histórica de Paraty – Rio de Janeiro, Brasil. Foto: Alfredo J G A Borba CC BY-SA 4.0

Hospedagem

Para aproveitar a experiência completa da Festa, o ideal é se hospedar no Centro Histórico e ruas próximas, que possuem várias pousadas em seus casarões. No coração do agito, o visitante terá fácil acesso a todos os eventos, festas e atrações, sem contar com os melhores restaurantes.

Mas, durante a Flip, o período de maior ocupação da cidade em todo o ano, as vagas estarão reservadas com muitos meses de antecedência, a preços muito altos. Alternativas de hospedagem podem ser procuradas no outro lado do rio Perequê-Açu, nos bairros de Caboré, Pontal e Jabaquara, e o mesmo vale para o Centro de Paraty (diferente do Centro Histórico).

Já quem busca um cantinho sossegado em meio ao verde, pode tentar uma das pousadas à beira da Estrada Paraty-Cunha. Existem, também, opções na beira das praias paradisíacas, mas costumam custar uma pequena fortuna.

Se deslocando durante a Flip

Como as atrações principais da Festa se concentram no bairro do Centro Histórico, é fácil se deslocar a pé ou de bicicleta. Mas vale lembrar que as ruas de pedra em formação irregular, chamadas de “pé de moleque” (e tombadas pela Unesco), tornam a caminhada (e a pedalada) bem mais cansativas do que nos outros eventos literários. Use calçados resistentes e confortáveis e seus pés, panturrilhas e coluna agradecerão!

Prepare-se para tomar muito sol, com protetor solar e bastante hidratação, mas esteja também a postos para eventuais chuvas. A chuva dificulta ainda mais a locomoção nas ruas antigas e lota as áreas cobertas.

A Flip é um dos eventos que mais movimentam Paraty ao longo do ano, então é importante se programar. Visite com antecedência o site oficial, assim como a programação paralela das várias Casas, e prepare o seu itinerário. Uma dica importante é de que a maioria dos eventos da Programação Oficial ficam rapidamente lotados, mas possuem transmissão por telão, do lado de fora do lugar do evento, aberta ao público. E é de onde a maioria das pessoas acompanha os eventos.

Com informações de:
Guia Melhores Destinos
Prefeitura de Paraty

Leia também

Agenda

Confira a programação de lançamentos, feiras, festivais, cursos, palestras e debates em todo o Brasil.

Newsletter

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos de livros e novidades do mercado editorial.

Ao cadastrar em nossas newsletter, você concorda com nossa Política de Privacidade. Saiba mais

Colunistas

Veja os artigos mais recentes dos nossos colunistas.