Para quem faz livro e
Para quem gosta de ler

HQ “Contos dos Orixás” tem lançamento na Caixa Cultural, no Recife

A série “Contos dos Orixás” é uma adaptacao em Histórias em Quadrinhos (HQ) da mitologia e das tradições orais afro-brasileiras e foi lançada no Recife nesta terça-feira (26). O escritor baiano Hugo Canuto busca levar para os leitores jovens e adultos as narrativas de matrizes africanas acerca das divindades e heróis ancestrais. O lançamento faz parte da programação da segunda edição do Projeto PEBA, uma conexão das artes dos dois estados: Pernambuco e Bahia. 

Contos dos Orixás também é uma das primeiras HQs, no Brasil, a ter trechos no idioma Yorubá, com um glossário trazendo a grafia de termos, locais e personagens, aproximando o leitor de uma língua falada por 50 milhões de pessoas no continente africano e no mundo. 

Imagem: Hugo Canuto / Divulgação

Inspirado pelos legados das culturas da Bahia e da África Ocidental, o autor criou um projeto que integra o patrimônio ancestral ao formato contemporâneo das HQs, abordando temas universais como amor, guerra e destino. A obra, publicada de forma independente em 2019, tornou-se sucesso de público e crítica, ganhando prêmios como o Glyph Comic Awards e o Troféu Abébé de Prata.

Cada edição apresenta uma história completa baseada nos “itan”, narrativas tradicionais que exaltam os orixás e suas trajetórias míticas. Além de trazer trechos no idioma iorubá com glossário, as HQs promovem o ensino da cultura afro-brasileira, alinhando-se às diretrizes da Lei 10.639, que busca valorizar as histórias e tradições dos povos africanos no Brasil. Parte dos exemplares é doada para escolas, bibliotecas e terreiros, consolidando seu papel como ferramenta de educação e resistência cultural.

Imagem: Hugo Canuto / Divulgação

Reconhecida internacionalmente, a série foi traduzida para o inglês e integra o acervo de instituições como o Smithsonian National Museum of African American History and Culture. Mais do que um sucesso editorial, Contos dos Orixás reforça o valor das civilizações africanas e de sua influência na formação da identidade brasileira, impactando leitores em escolas, terreiros e lares, ao mesmo tempo que inspira reflexões sobre herança, arte e transformação social.

O lançamento aconteceu às 19h no Palco da Exposição da Caixa Cultural.

Leia também

Agenda

Confira a programação de lançamentos, feiras, festivais, cursos, palestras e debates em todo o Brasil.

Newsletter

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos de livros e novidades do mercado editorial.

Ao cadastrar em nossas newsletter, você concorda com nossa Política de Privacidade. Saiba mais

Colunistas

Veja os artigos mais recentes dos nossos colunistas.