O Instituto Brasil Solidário, em parceria com o Instituto Marcos Hacker de Melo, deu início a uma série de oficinas práticas de arte e cultura para alunos e educadores da rede pública de ensino em três municípios do interior de Pernambuco: Rio Formoso, Barreiros e Gameleira. A programação, que inclui doações de livros e máquinas fotográficas, segue até o dia 19 de março.
A primeira etapa do projeto acontece em Rio Formoso, na Escola de 1ª Grau Maria José Monteiro, entre os dias 10 e 12 de março. Em seguida, as atividades serão realizadas em Gameleira (13 a 15/03) e Barreiros (17 a 19/03). A iniciativa faz parte do Plano Bienal Brasil Solidário e conta com o apoio das secretarias de educação locais.

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As oficinas abrangem áreas como Artes Cênicas, Teatro de Bonecos, Fotografia e Mediação de Leitura, além de atividades criativas e de catalogação de acervos. Cada escola receberá 500 livros para projetos de incentivo à leitura e três câmeras fotográficas para atividades de educomunicação. No último dia de cada etapa, alunos e familiares participarão de um evento aberto à comunidade, com apresentações de teatro de bonecos e exposições fotográficas produzidas pelos próprios participantes.
Luis Salvatore, presidente do Instituto Brasil Solidário, destaca que as oficinas buscam fortalecer as habilidades dos estudantes e oferecer práticas pedagógicas sustentáveis, que podem ser replicadas na comunidade. Entre as atividades, estão a construção de espaços literários e a confecção de marionetes e fantoches com materiais reciclados.
O projeto é financiado por recursos incentivados pela Lei Rouanet e conta com o apoio de empresas como Bank of America, Nubank, Volkswagen, BTG Pactual, John Deere e outras. O Instituto Brasil Solidário também tem parcerias com instituições como Instituto GOL, Instituto Sertões, Instituto Venturi e Instituto Millenium. A iniciativa integra uma programação cultural e formativa que abrange as cinco regiões do Brasil, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com foco no desenvolvimento de competências socioemocionais por meio de jogos e atividades lúdicas.