Jonas Ribeiro é um autor de livros infantojuvenis de mão cheia. Entre seus trabalhos, estão Faniquito e siricutico no mosquito (Elementar), Gente que mora dentro da gente (Dimensão), Quem é você, afinal? (Prefácio) e Ouvidos dourados: …a arte de ouvir as histórias para depois contá-las… (Cortez).
O jornalista Fábio Lucas aproveitou sua recente sessão de autógrafos no estande da editora Telos, para trocar um pingo de prosa e botar o assunto em dia.
Fábio Lucas Estou aqui na Bienal do Livro de São Paulo, com a alegria de encontrar Jonas Ribeiros. Jonas, que felicidade. Fala um pouquinho dos seus livros, o que é que você está trazendo aqui?
Jonas Ribeiro É uma felicidade genuína. Eu estou aqui no estande da Telos Editora, lançando dois livros, que é Tambor do Amor, e ele também tem em inglês, The Drumbeat of Love. Esse é para criança. E também O Baile das Caveiras, que é a história de uma velha, ela engana a morte. E com muita habilidade, de fato. E ele também saiu em inglês, The Skeleton’s Ball. Então eu estou com os dois livros aqui, pela Telos Editora. E é uma satisfação escrever para a infância, para a juventude, e saber que nossos livros contribuem com a formação cultural dos leitores, que fortalecem laços afetivos entre os membros da família. E é uma forma de presentear a sociedade, de apostar no imaginário. Porque vamos e venhamos, Fábio, quanto maiores são os imaginários das pessoas, mais felizes elas estarão e menos guerras desejarão.
Fábio Lucas Conta para a gente, o que é que você sente? A emoção de encontrar seus leitores.
Jonas Ribeiro A emoção é a certeza de que o nosso dever, a nossa missão está sendo cumprida. De que a gente está realmente protagonizando a nossa história, da forma como gostaríamos.
Os livros de Jonas estão disponíveis no site da editora Telos