O escritor e jornalista Leandro Mazzini acaba de colocar no ar seu novo site. Na página, o leitor encontra a sua biografia, informações sobre os três livros publicados e as entrevistas com escritores como Luis Fernando Verissimo, Carlos Heitor Cony, José Eduardo Agualusa, Margaret George, passando pelos juízes Baltazar Gárzon (que prendeu Pinochet) e Livio Pepino (da Operação Mãos Limpas na Itália).
Natural de Muriaé, Minas Gerais, Mazzini iniciou sua trajetória profissional de maneira modesta, trabalhando como “boy” em uma oficina mecânica e depois como estagiário na Agência da Caixa Econômica Federal. No entanto, foi no campo do jornalismo que Mazzini consolidou sua carreira. Começou escrevendo crônicas na Gazeta de Muriaé e, com o tempo, passou a ser colunista, até ingressar na redação do Jornal do Brasil em 1999, onde se destacou na editoria de Política.
Com a experiência adquirida ao longo dos anos, Mazzini se tornou uma figura importante no jornalismo político brasileiro, desenvolvendo uma carreira de destaque como repórter, editor e colunista. Em 2006, transferiu-se para Brasília, onde passou a escrever a coluna Informe JB, e mais tarde a Coluna Esplanada, que atualmente é publicada em diversos jornais do país.
Na literatura, Mazzini lançou três livros ao longo de sua trajetória. O primeiro, O Espelho da Vida (2000), é uma coletânea de crônicas ilustradas. Seu segundo livro, Corra que a política vem aí (2009), é uma obra de crônicas políticas, com prefácio de autores como o imortal da ABL, Sérgio Sant’Anna, e que teve lançamento em várias capitais brasileiras. Em 2013, ele lançou seu primeiro romance, Boa Noite, Rio, que recebeu o Prêmio Nacional de Literatura da Prefeitura de Manaus. Seu trabalho como escritor reflete seu olhar crítico sobre a sociedade e a política brasileira, sempre com uma abordagem profunda e analítica.