Para quem faz livro e
Para quem gosta de ler
Ilustração de J. Borges para livro da WMF Martins Fontes - Divulgação

Literária: A vida ilustrada de J. Borges

Coluna Literária, de Fábio Lucas, publicada originalmente pelo JC

Dedicado ao ofício e à transmissão do saber artístico, o xilogravurista deixa um legado de beleza nas obras e de amor pelas histórias populares

A paixão pelo cordel veio da infância, embalada pela tradição da cultura de contar histórias. Aprendeu a ler, aos 12 anos, com pressa de mergulhar na literatura dos livrinhos de cordel. E se tornou um dos maiores incentivadores da arte popular nordestina no Brasil, contando histórias em palavras e imagens: a xilogravura o conquistou, fazendo José Francisco Borges dedicar a vida inteira à arte do entalhe e das gravuras extraídas da madeira.

Ficou famoso e não perdeu o prumo, sua origem do Agreste pernambucano, a cidade de Bezerros, não saía da alma do artista, nem do resultado de sua arte. Ganhou a admiração e a amizade de grandes escritores, como Ariano Suassuna e Eduardo Galeano, sem deixar de cultivar a humildade, a simplicidade e a generosidade. Gostava de transmitir o que aprendeu, continuando a aprender e a transmitir. A realidade e a fantasia o habitavam sem dilemas. E o tempo talvez não se importasse com a mistura entre o passado e o presente, nos traços e cores de suas obras. A ilustração da vida é que importava.

Bestiário de Brandônio

A WMF Martins Fontes lança em agosto o “Bestiário de Brandônio – Fauna maravilhosa no Brasil do século XVII”, com ilustrações em xilogravuras de J. Borges. O livro traz trechos da obra “Diálogo das grandezas do Brasil”, de autoria atribuída ao português Ambrósio Fernandes Brandão. A arte de J. Borges reproduz “a experiência do passado colonial, dando a impressão de ser contemporânea do próprio Bestiário”, segundo a editora. Outras informações no site www.wmfmartinsfontes.com.br.

Mais sobre J. Borges

Para quem quiser conhecer um pouco mais da vida e da obra do xilogravurista pernambucano, a Cepe lançou em 2019 “J. Borges – Entre fábulas e astúcias”, de Maria Alice Amorim. O segundo volume de “Feira de sonhos – Artesanato pernambucano”, de Daniela Nader, Catarina Lucrécia e Márcio Markman, também traz informações preciosas a respeito do artista. E uma gravura exclusiva de J. Borges veio como encarte da edição 276, a mais recente, da revista Continente, publicada pela Cepe.

Estreia na ficção

Chegou o dia do encontro de Clarice Freire com os leitores, na apresentação de seu primeiro romance, publicado pela Record: “Para não acabar tão cedo” conta a história de duas irmãs idosas que, numa manhã, acordam em seus corpos rejuvenescidos – e o narrador da obra é o próprio Tempo. Será neste domingo, 28, na Livraria Jaqueira do Recife Antigo, na capital pernambucana, às 5 da tarde. Antes da sessão de autógrafos, a escritora conversa com Bianka Carvalho.

Claranã

Andrea Rego Barros @aregobarros

Cida Pedrosa estará na Biblioteca Pública de PE – Andrea Rego Barros @aregobarros

O primeiro livro de poesia com rima e métrica de Cida Pedrosa ganha a segunda edição pela Cepe, com lançamento na próxima terça, 30, na Biblioteca Pública do Estado, no Recife, a partir das 18h. Antes dos autógrafos, haverá um bate-papo da poeta com o escritor da Academia Pernambucana de Letras (APL), Cícero Belmar. O prefácio da nova edição é de Antonio Carlos Nóbrega, e as ilustrações, de Luiza Morgado.

Mercado independente

Será na terça, 30, a live “Sobre trilhar o mercado independente do livro no Brasil”, com Mailson Furtado. O escritor foi vencedor do Prêmio Jabuti, em 2018, com uma publicação independente. No Instagram do Livronews às 7 da noite. Siga @livronewsnoinsta.

A terceira margem do rio

Divulgação

Raíssa Lettiére coordena laboratório de leitura – Divulgação

O conto de Guimarães Rosa será o mote do Veredas Laboratório de Leitura, com Raíssa Lettiére, a partir desta quarta, 31, em encontro online a partir das 7 e meia da noite. Um segundo encontro encerra o laboratório, na outra quarta, 7 de agosto. “Vamos mergulhar pelas diversas camadas de leitura do conto “A terceira margem do rio”, um dos textos mais lindos e transformadores da nossa literatura”, diz Raíssa. Inscrições pelo whatsapp (19) 99217-4079.

Incêndios da alma

Divulgação

O livro de Dia Nobre em lançamento da Planeta – Divulgação

Após pesquisa de vários anos em lugares como o Vaticano, São Paulo e Juazeiro, a escritora e historiadora Dia Nobre lança pela Planeta a segunda edição de “Incêndios da alma – Maria de Araújo e os milagres do Padre Cícero: a história que o Vaticano tentou esconder”. Na sexta, 2, será o lançamento na Janela Livraria do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, a partir das 7 da noite, com a mediação de Luciana Araújo Marques. Na semana seguinte, na quinta, 8, o encontro será na Livraria da Tarde, em São Paulo, no mesmo horário, em conversa da autora com Carol Casati. Siga @dianobre_ no Instagram.

Edição e tradução

A Latinas Livraria em Florianópolis (SC) recebe na sexta, 2, o debate “Livro e literatura – Conversa sobre edição e tradução”, com o editor Marcelo Lotufo, da Jabuticaba, que também é tradutor e professor da UFSC, e a também editora, escritora e pesquisadora Ana Elisa Ribeiro. A mediação caberá a Cecilia Castro, da editora Luas. Bate-papo a partir das 7 da noite.

Cláudia Abreu no Recife

Divulgação
A atriz em cena de “Virginia” – Divulgação

De sexta, 2, a domingo, 4 de agosto, Cláudia Abreu estará no Teatro do Parque, no Recife, com o monólogo “Virginia”, inspirado na escritora Virginia Woolf, em direção de Amir Haddad. Os ingressos podem ser comprados na plataforma Sympla. A atriz respondeu a três perguntas para a coluna Literária do JC:

O que te fascina mais na obra de Virgínia Woolf? E na própria escritora?

“O que mais me fascina é sua imensa sensibilidade e sofisticação de falar sobre a existência de maneira singular. E como pode fazer isso passando por tantas tragédias e crises pessoais.”

Como o monólogo sobre a escritora faz o leitor de Virgínia Woolf reconhecê-la no palco?

“O monólogo é um inventário íntimo de uma mulher brilhante em seus últimos instantes de vida. Poderia ser a Virgínia, como qualquer um de nós. Mas o leitor vai identificar sua imensa humanidade, seus personagens e referências pessoais e literárias.”

O que Virgínia nos diz, hoje, sobre o desejo da escrita?

“Ela nos diz sobre persistir quando as condições são contrárias, pois ela escreveu uma obra brilhante quando as mulheres sequer podiam frequentar à escola. Pena que desistiu no final, mas isso é outra história.”

Slam das Minas

Divulgação
Anita Presbitero comanda o Floriterárias – Divulgação

O Sarau das Floriterárias, grupo de leitura para mulheres comandado por Anita Presbitero, homenageia o Slam das Minas no próximo sábado, 3, na Livraria do Jardim, no Recife. Em Pernambuco, o Slam das Minas surgiu em 2017, e além de organizar batalhas de poesia, é um coletivo de poetas – conheça e siga no Instagram em @slamdasminaspe. O sarau tem entrada gratuita e começa às 2 e meia da tarde.

Notas ordinárias

Rachel Eliza Griffiths
A escritora Christina Sharpe – Rachel Eliza Griffiths

A Fósforo publica no Brasil a obra da escritora e pesquisadora Christina Sharpe, com tradução de Jess Oliveira. “Notas ordinárias” junta 258 textos breves em “um novo modo de contar a própria vida e a de outras pessoas negras”. Em 2023, a autora teve o livro “No vestígio: negritude e existência” publicado aqui pela Ubu.

Julio Bernardo

A Realejo Livros, de Santos (SP), lançou “O gordão pelado do outro lado da rua”, sexta obra do escritor e crítico gastronômico Julio Bernardo, o JB. O livro reúne “histórias marcantes de restaurantes, bares e bistrôs em São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Londres, focando nos espaços muitas vezes negligenciados: os banheiros”. À venda na livraria e no site www.oseulivreiro.com.br.

Daniela Falcão

Divulgação
Escritora lança pela editora Libertinagem – Divulgação

Entrou em pré-venda pela editora Libertinagem “Das cinzas de minha mãe”, de Daniela Falcão. A trama é inspirada na vida da avó da autora, e conta a história de uma órfã adotada pelo casal proprietário de uma fazenda, evocando memórias ancestrais femininas. Mais informações no Instagram @eu.danifalcao.

O elefante

Livro-poema de Carlos Drummond de Andrade, “O elefante” ganha nova edição pelo Reco-Reco, selo da Record, com ilustrações da artista argentina Raquel Cané. Segundo a divulgação, o poeta “recorre a esta figura que, para muitos, parece grotesca e de pouca sensibilidade, para apresentar tudo o que falta no mundo corrido e insensível de hoje”.

Falar em público

Divulgação
Reinaldo Polito explica a arte da oratória – Divulgação

A Literare Books lançou “Passo a passo para falar em público”, de Rachel e Reinado Polito, com técnicas de oratória para a vida pessoal e profissional. Este é o sexto livro dos dois em coautoria. Além de essencial para a carreira, falar em público também é fundamental para a vida pessoal, pois “a habilidade de se expressar de maneira eficaz fortalece relacionamentos, aumenta a autoestima e abre portas para novas oportunidades”.

Prêmio Jovens Talentos

Desde a última terça, estão abertas as inscrições para o Prêmio Jovens Talentos da Indústria do Livro, realização do Publishnews em parceria com a Feira do Livro de Frankfurt, e patrocínio da MVB. Esta é a oitava edição do prêmio, que reconhece profissionais da indústria editorial, com até 35 anos de idade. O primeiro colocado ganha uma viagem para a Feira de Frankfurt deste ano, em outubro. Inscrições até 9 de agosto pelo e-mail jovenstalentos@publishnews.com.br.

500 anos de Camões

Começou na última quarta-feira, na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, a exposição “A língua que se escreve sobre o mar”, em homenagem aos 500 anos de nascimento do autor de “Os Lusíadas”, o português Luís de Camões. Com realização da Embaixada de Portugal, da Biblioteca Nacional e do Ministério da Cultura do Brasil, e patrocínio do Instituto Camões e de Pinheiro Neto Advogados, a mostra tem entrada gratuita e segue até 4 de outubro.

Quintal de casa: memórias

Fernanda de Moraes está lançando seu primeiro livro, “um livro para reencontrar o quintal da infância”. A pré-venda de “Quintal de casa: memórias” está aberta. O evento de lançamento será no dia 24 de agosto, em Vitória da Conquista, na Bahia. Para apoiar a publicação da editora Xará, acesse @fernandam.primeiraimpressao no Instagram.

Oportunidades disfarçadas

A Sextante lança nova edição, revista e atualizada, do livro que relata mais de duzentas ideias criativas, escondidas em “Oportunidades disfarçadas – Histórias reais de empresas que transformaram problemas em grandes oportunidades”, de Carlos Domingos. O título já vendeu 120 mil exemplares, no Brasil e no exterior. “Além das estratégias já comprovadas, trago também nessa versão um novo olhar sobre a criatividade e a mescla de gerações no trabalho, fatores que acredito serem cruciais nos dias de hoje”, diz o autor.

Ainda estou aqui

Filme inspirado no livro de mesmo nome, de autoria de Marcelo Rubens Paiva, “Ainda estou aqui” será um dos destaques do Festival de Veneza. O longa tem a direção de Walter Salles, e um trio grandioso no elenco: Fernanda Montenegro, Fernanda Torres e Selton Mello. Mãe e filha fazem a protagonista em idades diferentes. O livro foi lançado pela Alfaguara em 2015.

Fernandinha Booktoker

A atriz e escritora Fernanda Torres, aliás, abriu um canal no Tik Tok para falar de livros. O comentário da influenciadora Courtney Novak sobre “Brás Cubas” de Machado de Assis, motivou a filha da integrante da Academia Brasileira de Letras, Fernanda Montenegro, a ingressar na rede social. Uma potente voz da cultura brasileira pela literatura. Obrigado, Fernandinha!

O mito do mito

A Globo Livros publica ficção inédita de Rita Lee, concluída em 2019, mas que a artista desejou que somente fosse lançada postumamente. Ela mesma é a protagonista, atendida por um terapeuta num casarão antigo, em São Paulo. “O mito do mito – De fã e louco, todo mundo tem um pouco” chega às livrarias esta semana. Para Nélson Motta, em resenha para o jornal O Globo, Rita Lee “criou um romance pop, em que revela verdades íntimas e profundas, mas com um distanciamento crítico, uma espécie de revisão geral de suas ideias sobre ídolos e fãs”.

Leia também

Agenda

Confira a programação de lançamentos, feiras, festivais, cursos, palestras e debates em todo o Brasil.

Newsletter

Lorem ipusm lorem ipsum lorem ipsum lorem ipusm lorem ipsum lorem ipsum lorem ipsum lorem lorem ipsum lorem ipsum lorem

Ao cadastrar em nossas newsletter, você concorda com nossa Política de Privacidade. Saiba mais

Colunistas

Lorem ipusm lorem ipsum lorem ipsum lorem ipusm lorem ipsum lorem ipsum lorem ipsum lorem lorem ipsum lorem ipsum lorem