Para quem faz livro e
Para quem gosta de ler
Biblioteca Compaz Ariano Suassuna – Divulgação

Literária: Biblioteca é acervo de cidadania 

Projeto “Nas dobras do livro” realiza mediação de leitura e distribuição de livros na rede pública de bibliotecas do Compaz no Recife

Lugar de livros que inspiram, educam e registram a memória escrita, contada e ilustrada da civilização, a biblioteca é um espaço nobre que precisa ser mais valorizado, melhor equipado e ocupado por mais gente, no Brasil. Em cada biblioteca, encontramos leitores apaixonados, acostumados ao prazer da leitura, e iniciantes, para os quais o costume da leitura e do convívio com a palavra no papel ainda é um aprendizado. Por isso, as iniciativas que abrem as portas e os livros das bibliotecas para as comunidades do entorno são fundamentais, sobretudo em um país como o nosso, onde o livro é fonte de educação e cidadania. O acervo das bibliotecas também alimenta cidadãos.

Vale um belo exemplo. Teve início na quarta, 17, e continua nos próximos dias 24 de julho, 9 e 14 de agosto, o projeto “Nas dobras do livro”, com incentivo municipal no Recife. Com programação gratuita, o projeto leva a populações periféricas na capital pernambucana atividades de mediação de leitura e distribuição de livros – de uma só vez, qualificando e ampliando o acesso à literatura, para os caminhos que a literatura proporciona, para os indivíduos e a coletividade. As sessões de duas horas de duração serão direcionadas a diversos públicos das comunidades atendidas por quatro bibliotecas da rede de bibliotecas do Compaz, com a mediação do professor Gabriel Santana, com intérprete de libras. Livros de autoria de mulheres serão doados para as bibliotecas, pelo projeto. A curadoria do “Nas dobras do livro” é de Fred Caju.

Paraíso dos escritores, na imagem célebre de Jorge Luis Borges, a biblioteca é uma preciosa fonte de formação, que pode ser mais visitada pelos brasileiros.

Transformando realidades

Deborah Echeverria gerencia as Bibliotecas Pela Paz - Divulgação
Deborah Echeverria gerencia as Bibliotecas Pela Paz – Divulgação

“Livros são suportes onde a humanidade registra ideias e conhecimentos. Graças a eles, é possível transportá-los no tempo e no espaço. São registros de significativa parte do patrimônio cultural da humanidade. Inúmeras bibliotecas foram queimadas e destruídas no mundo por serem a elas atribuídas a difusão de ideais e teorias filosóficas capazes de transformar realidades”. De Deborah Echeverria, gerente da Rede de Bibliotecas pela Paz, no Recife.

SP Leituras

A entidade que faz a gestão das bibliotecas públicas do estado de São Paulo tem novo presidente no Conselho de Administração. É o produtor e curador literário Afonso Borges, criador do Fliaraxá, do Flitabira, do Fliparacatu e do Flipetrópolis. A SP Leituras é uma Organização Social de Cultura, que também administra a biblioteca digital gratuita de São Paulo, a BibliON.

Palavra e imagem

A Livraria Circulares, em Brasília, terá um evento de lançamento duplo nesta segunda, 22. “Conversas entre palavra e imagem” reúne Mar Becker e Léo Tavares, que lançam “cova profunda é a boca das mulheres estranhas” e “Situações”, respectivamente. Também haverá projeções de obras dos artistas visuais Pedro Gandra e Isabela Couto. A partir das 7 da noite, no conhecido ponto de encontro dos apaixonados por literatura na Asa Norte da capital federal.

Clarice Freire

Na próxima quinta, 25, tem Live Livronews com Clarice Freire sobre seu novo livro, o primeiro romance, publicado pela Companhia das Letras: “Para não acabar tão cedo”. A live poderá ser acompanhada no Instagram @livronewsnoinsta às 19h. O lançamento acontece no Recife, no domingo, 28, a partir das 5 da tarde, em bate-papo com Bianka Carvalho, seguido de sessão de autógrafos. Na Livraria Jaqueira do Recife Antigo.

Inkubus

Alice Carvalho estará na Janela Livraria - Divulgação
Alice Carvalho estará na Janela Livraria – Divulgação

A Janela Livraria do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, recebe na quinta, 28, o lançamento do terceiro livro da atriz, dramaturga e roteirista Alice Carvalho. Baseado na peça de mesmo nome, de sua autoria, “Inkubus” traz a história de uma artista de rua, é ilustrado por DaPenha, e conta com prefácio de Anielle Franco. A sessão de autógrafos começa às 18h.

MOLI em Campinas

A Mostra Literária de Campinas – MOLI – será de 26 a 28 de julho, sexta a domingo próximos, no Espaço Paiol de Arte e Cultura. Além dos livros, o evento oferece música, dramaturgia e oficinas para os visitantes. Outras informações no Instagram @moli.mostraliteraria.

Literatura negra

O Festival Pernambucano de Literatura Negra acontece no próximo sábado, 27, em Garanhuns. Haverá encontro de escritores do Agreste, debates, painéis, lançamentos e sarau, com a curadoria de Celina Berto. De 1 da tarde às 8 da noite, na Casa UFAPE. Saiba mais no Instagram @festivaldeliteraturanegra_pe.

Grande Sertão: Veredas

A Livraria do Jardim será palco do espetáculo “Grande Sertão: Veredas” em duas partes, no próximo final de semana, no Recife. No sábado, 27, a primeira parte, “Riobaldo”, será encenada às 19h. E domingo, 28, a segunda parte: “O Diabo na Rua do Meio do Redemunho”, às 18h. O ator Gilson de Barros estrela o clássico de Guimarães Rosa, com direção de Amir Haddad. Ingressos em www.sympla.com.br.

Clássicos

A Tordesilhas traz novas edições de dois clássicos da literatura mundial. Chegam ao catálogo do selo da Alta Books o “Drácula” de Bram Stoker, escrito em 1897, e “Frankenstein” de Mary Shelley, publicada pela primeira vez em 1818. Em ambas as obras, questões de identidade proporcionam a renovação dos textos para gerações sucessivas de leitores.

Perla

A Reco-Reco publica no Brasil “Perla – A cachorrinha poderosa”, de Isabel Allende, em tradução de Adriana Falcão e ilustrações de Sandy Rodriguez. A estreia da escritora chilena em livro para crianças aborda o vínculo entre os seres humanos e os animais de estimação. A história é inspirada na cachorrinha da família.

Gisele Fortes

Gisele Fortes lança audiolivro - Divulgação
Gisele Fortes lança audiolivro – Divulgação

A escritora e roteirista Gisele Fortes lança o audiolivro “O lugar perfeito para o amor viver”. A história romântica de Lara e Pedro, que se conhecem na adolescência, e buscam se manter juntos, é acompanhada por canções de Sandy & Junior. O título estará disponível nas plataformas Aya Books, Skeelo e Telfy Books a partir de 10 de agosto. Siga a autora em @giselefortesreal no Instagram.

Acasos, cascas e camadas

Lorena Nery lança seu primeiro livro - Rafaela Martins
Lorena Nery lança seu primeiro livro – Rafaela Martins

A editora Telha está lançando a antologia de contos e poemas de Lorena Nery, “Acasos, cascas e camadas”. O primeiro livro da autora enfatiza a importância do feminismo para a travessia de “três momentos do amadurecimento: os acasos das relações interpessoais, o livramento de cascas dolorosas do passado e a consciência de que uma pessoa é feita de camadas em constante transformação”, de acordo com a divulgação. Siga @lorenanery.escrita no Instagram.

Leia também

Agenda

Confira a programação de lançamentos, feiras, festivais, cursos, palestras e debates em todo o Brasil.

Newsletter

Projeto Nas dobras do livro, com incentivo da prefeitura do Recife, leva a populaõesç periféricas atividades de mediação de leitura e distribuição de livros.

Ao cadastrar em nossas newsletter, você concorda com nossa Política de Privacidade. Saiba mais

Colunistas

Lorem ipusm lorem ipsum lorem ipsum lorem ipusm lorem ipsum lorem ipsum lorem ipsum lorem lorem ipsum lorem ipsum lorem