Para quem faz livro e
Para quem gosta de ler
Uma livraria espera leitores. Livraria Pó de Estrelas - Divulgação

Literária: Menos impostos, mais leitores 

Pacote de incentivos na reforma tributária é oportunidade para tratar dos impostos sobre o mercado editorial – e sua relação com a leitura no país

Vem aí uma pequena livraria de rua no Recife. Evento raro na capital pernambucana e na maior parte dos municípios brasileiros, a abertura de uma livraria deveria ser saudada com fogos e festejos, sobretudo por quem não se cansa de defender a leitura como base para a educação e a formação cidadã. E antes da festa, algum estímulo além do discurso seria ótimo. Mas o empreendimento da Livraria Pó de Estrelas, que virá com a credibilidade da editora de mesmo nome, não contou com qualquer tipo de incentivo para nascer. No endereço tradicional do Poço da Panela, a casa será dedicada a publicações ilustradas, livros para as infâncias e de artista. Certamente será um local de grandes encontros, atividades criativas e de envolvimento social para todas as idades. Poderia receber, quem sabe, nos próximos anos, algum incentivo a fim de se consolidar, ou simplesmente se manter, num mercado difícil como o editorial no Brasil. Para não ter o mesmo destino de outras livrarias de bairro que fecharam as portas, nos últimos anos, nos poucos lugares em que podem ser visitadas, como pontos de encontro, convivência e fruição cultural. 

No momento em que a reforma tributária mobiliza setores diversos da economia e da sociedade, suscitando debates, celebrando isenções como conquistas legítimas, cabe perguntar o valor real da leitura para os parlamentares que analisam a revisão dos tributos – e o povo que representam. A preservação da desoneração da cadeia produtiva do livro, garantida na reforma, é importante, mas não suficiente. Livros merecem menos impostos, assim como livrarias, editoras e bibliotecas. Se os governos federal, estaduais e municipais estão sintonizados em prol do acesso à leitura e de sua integração com a educação, está mais do que na hora de ampliar os incentivos para os negócios, os profissionais e as instituições que fazem dos livros seu ofício e missão de vida – como Patrícia Vasconcellos e filhos, cujo sonho de abrir uma livraria está prestes a se realizar, para a alegria dos recifenses.

Sarau na biblioteca

A Biblioteca de São Paulo recebe neste domingo, 14, o Grupo de Poetas Cantores e Declamadores Independentes, com a coordenação de Terezinha Rocha. O encontro de música, poesia e canto começa às 2 da tarde, na capital paulista. Siga a programação no Instagram @bspbiblioteca.

Ciberfeminismo

Divulgação

Márcia Marques publica pela Veneta – Divulgação

A Associação Profissão Jornalista (APJor) promove nesta segunda, 15, roda de conversa sobre o livro “Ciberfeminismo, redes sociais e espaços de poder”, de Márcia Marques, publicado pela Editora Veneta. A autora é professora de Jornalismo na Universidade de Brasília (UnB). O evento será no Auditório Vladimir Herzog do Sindicato de Jornalistas de São Paulo, às 7 da noite, com transmissão pelo Youtube da APJor.

Outras armadilhas

Alírio de Castro
Juliano Holanda e Zélia Duncan em São Paulo – Alírio de Castro

Depois de passar pela Livraria da Vila, em São Paulo, onde se encontrou com Zélia Duncan, que assina o texto da orelha de seu livro “Outras armadilhas desejáveis”, o cantor e compositor Juliano Holanda tem lançamento marcado para Curitiba, nesta terça, 16. A sessão de autógrafos será na Livraria Telaranha, a partir das 7 da noite. A publicação de poemas narrativos é da Maralto.

A voz e o corpo

Será na quarta, 17, a abertura da Ocupação Naná Vasconcelos, no Itaú Cultural, em São Paulo. O público poderá conferir a mostra em homenagem ao percussionista, com fotos, entrevistas, instrumentos e outros objetos, até 27 de outubro. Para Naná, a música é própria do humano: “O primeiro instrumento é a voz, o melhor é o corpo”, dizia. Mais informações no site www.itaucultural.org.br.

Jenny Rugeroni

Divulgação

Escritora tem livro pela Arpillera – Divulgação

O lançamento online do livro de crônicas “Gabrielle Andersen, Rudyard Kipling e minha mãe”, de Jenny Rugeroni, será na quarta, 17, a partir das 7 da noite no Instagram da @editoraarpillera e da escritora. A mediação caberá a Yara Fers. De acordo com a divulgação, as crônicas que integram o volume pintam “um retrato do Brasil contemporâneo sob o olhar feminino”.

Realismo mágico

Será na quinta, 18, a palestra online e gratuita “Movimentos Literários: Realismo Mágico – Do que se trata?”, com Vinicius Lourenço Barbosa, idealizador do @latinaleitura no Instagram. A realização é da BibliON. A palestra terá início às 7 da noite. Outras informações no site www.biblion.org.br.

O peito oco

Será na quinta, 18, às 7 da noite, a live de Suzana Amorim sobre seu romance de estreia pelo Selo Auroras, “O peito oco”, que se encontra em pré-venda no site da Litteralux até 2 de agosto. A conversa online terá a mediação da editora e escritora Dani Costa Russo.

Dia da Caridade

A editora Paulus envia sugestão de títulos para o Dia da Caridade, celebrado no Brasil na sexta, 19. Entre os livros, estão: “Irmã Dulce – A santa brasileira que fez dos pobres a sua vida”, “A caridade é a essência da religião – Ensinamentos de São Charles de Foucauld” e “Em que posso ajudar – Vida e pensamento de Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida”. Veja mais em www.paulus.com.br.

Feira criativa da FLIC

Em parceria com a E-Criativa, a Feira Literária de Campina Grande – FLIC – promove no sábado, 20, uma Feira Criativa no Museu de Arte Popular da Paraíba – 3 Pandeiros. Livros novos e usados estarão à venda. Haverá ainda contação de histórias e sessões de autógrafos. No mesmo evento, que se inicia às 4 da tarde, a Clínica Raízes realiza a Biblioteca Humana, inspirada em atividade homônima criada na Dinamarca, na qual voluntários fazem a escuta de relatos orais das pessoas. Saiba mais em @flicfeira no Instagram.

Dentes de leite

Natália Tonda
O escritor Antonio Pokrywiecki – Natália Tonda

Em publicação do selo Cachalote, Antonio Pokrywiecki lança o livro de contos “Dentes de leite” no próximo dia 27, na Ria Livraria em São Paulo. O texto da orelha é de Joca Reiners Terron. O fundador das editoras Aboio e Cachalote, Leopoldo Cavalcante, participa de bate-papo com o autor, na ocasião, a partir das 18h.

Juan Cárdenas

O novo livro do escritor colombiano Juan Cárdenas, “O diabo das províncias”, está em pré-venda no Brasil pela editora DBA, com previsão de chegada às livrarias em agosto. Participante confirmado na Flip deste ano, em Paraty, Cárdenas conta na obra a história de um biólogo que vai dar aulas em um internato feminino no interior da Colômbia. A tradução é de Marina Waquil.

Calamidade: o anseio

Divulgação

Íris Ladislau lança poemas pelo selo Auroras – Divulgação

Íris Ladislau comemora a chegada de seu livro de poemas, publicado pelo selo Auroras da Litteralux. “Calamidade: o anseio é a minha quinta publicação, e ter o livro em mãos é sempre uma emoção diferente, já que cada livro tem a sua própria história (além da que está nas páginas). Eu fantasiei com o Calamidade publicado por anos, então vê-lo pronto foi uma sensação de orgulho muito grande”, diz a escritora.

Museu de arte efêmera

Divulgação

Eduardo Almeida e seu livro pela Laranja Original – Divulgação

Considerado pelo autor como seu livro mais ousado, “Museu de arte efêmera” é a nova obra de Eduardo A. A. Almeida, em publicação da Laranja Original. São apenas três contos em estrutura fragmentada, conectados pela questão da memória – “a memória como forma de elaborar a vida, como marca traumática, como resistência diante do esquecimento”. Siga o escritor em @eduaaalmeida no Instagram.

Pedagogia dos Orixás

Com prefácio de Kiusam de Oliveira, a Pallas traz a “Pedagogia dos Orixás” de Ivan Poli. Trata-se de estudo “sobre aspectos civilizatórios dos mitos africanos e iorubas e os seus reflexos na cultura e na educação brasileiras”, diz o autor. Para Kiusam de Oliveira, Poli “acredita na libertação negra através dos conhecimentos e práticas ancestrais”.


Achado na tradução

A Capivara Cultural lança o grupo permanente de tradução com Dirceu Villa. Serão vinte aulas online de agosto a dezembro, para apenas vinte participantes. Serão lidos e trabalhados poemas em inglês, francês, italiano, espanhol e alemão, que podem ser levados pelos próprios participantes. Outras informações em www.acapivaracultural.com.br.


Frei Caneca

Em celebração ao bicentenário da Confederação do Equador, a Cepe publica a segunda edição de “Frei Joaquim do Amor Divino Caneca”, coletânea de escritor políticos de Frei Caneca, com organização e introdução de Evaldo Cabral de Mello, para quem o religioso da Ordem do Carmo representa “o homem que, na história do Brasil, encarnará por excelência o sentimento nativista”.


Meia palavra basta

A Record publica coletânea de aforismos, máximas e fragmentos de Francisco Bosco em “Meia palavra basta”. Filósofo e ensaísta, o autor é apresentador do programa Papo de Segunda, no GNT. Para Francisco Bosco, o livro “tem muito de Roland Barthes, Jorge Luis Borges e outros eruditos conversadores”.


Selvagem

Publicado pela Labrador, o romance de Marilia Passos, “Selvagem”, narra a história de uma obstetra que vai para um país africano abalado pela guerra civil. “O livro nasceu do desejo de escrever uma grande história de amor. Durante o período de elaboração do livro, conheci o Sudão do Sul, com todas suas idiossincrasias, miséria e esplendor. Foi enriquecedor me aprofundar na cultura do país, na história do continente africano e no trabalho de organizações como o Médicos sem Fronteiras”, conta a autora. Confira no @livronewsnoinsta um vídeo da escritora falando sobre a obra.


Clube do Epílogo

Divulgação
Encontro de escritores na Livraria do Jardim – Divulgação

Pedro Rhuas, Mirela Paes e Lais Lacef foram os convidados do Clube do Epílogo, em debate na Livraria do Jardim, no Recife, no último sábado. Os três conversaram sobre “Como a literatura LGBTQIAPN+ conquista espaços”. Pedro Rhuas também falou sobre a obra “O Mar Me Levou a Você”, publicada pelo selo Seguinte, da Companhia das Letras. Acompanhe o @clubedoepilogo no Instagram. 

Leia também

Agenda

Confira a programação de lançamentos, feiras, festivais, cursos, palestras e debates em todo o Brasil.

Newsletter

Lorem ipusm lorem ipsum lorem ipsum lorem ipusm lorem ipsum lorem ipsum lorem ipsum lorem lorem ipsum lorem ipsum lorem

Ao cadastrar em nossas newsletter, você concorda com nossa Política de Privacidade. Saiba mais

Colunistas

Lorem ipusm lorem ipsum lorem ipsum lorem ipusm lorem ipsum lorem ipsum lorem ipsum lorem lorem ipsum lorem ipsum lorem