Para quem faz livro e
Para quem gosta de ler
Sara de Santis / Festa Literária de Paraty/divulgação

Livronews recomenda: Lançamentos da Flip 2024

Por Yellow

A Festa Literária Internacional de Paraty é uma ótima oportunidade para que autores e editoras divulguem o objetivo de seu trabalho: os livros. Com público formado principalmente por profissionais do mercado editorial, as sessões de autógrafos e lançamentos costumam ser celebrações entre amigos de todo o país, com encontros entre velhos amigos, e a criação vínculos com novos.

O Livronews traz aqui um pequeno compêndio dos eventos de lançamento de novas publicações, na Flip 2024:

Lisa Ginzburg. Foto: Barbara Ledda/Divulgação

“Uma pluma escondida”, de Lisa Ginzburg, sai pela Editora Nós, celebrado com o debate “A paz e o gesto”, com Ana Margarida de Carvalho, evento do calendário oficial. Neta de Natalia Ginzburg e italiana com uma relação especial com o Brasil, Lisa aborda relações familiares e as noções de orfandade, assim como fez em “Cara Paz” (Nós, 2023). O livro chega às livrarias em 21 de outubro.

Embora não haja a confirmação oficial de disponibilidade do livro para compra, é esperado que a participação de Jeferson Tenório (autor de “O avesso da pele”, ganhador do Jabuti) na mesa “A memória dos homens”, ao lado do senegalês Mohamed Mbougar Sarr, sirva como evento de lançamento oficial de “De onde eles vêm”, que sai este mês e já está em pré-venda pela Companhia das Letras. No novo romance, o autor situa a trama no início dos anos 2000, tendo como tema o advento da lei de cotas raciais no Brasil.

Túlio Velho Barreto. Foto: Divulgação

Às 14h do dia 11, é a vez do pernambucano Túlio Velho Barreto lançar “Versos em cordas primas”, em sessão de autógrafos na tenda da Helvetia Éditions, na Praça da Matriz.

A Estante Virtual, este ano hospedada na Casa Malê, vai oferecer os lançamentos de “Quando eu falava com os eucaliptos”, do livreiro e dono do sebo Chama de uma Vela, Mauricio Eloy (dia 10, às 17h), “Cozinha Solidária – Amor que alimenta”, de Guilherme Moura Brito, dono do sebo Casa do Leitor (dia 11 às 16h) e “Gênios da nossa gente: personalidades negras” (ed. Malê), com os autores Eliana Alves Cruz e Estevão Ribeiro (dia 12 às 10h).

No dia 10, às 10h, será lançada, na Casa Caravana (Rua Tenente Francisco Antônio, 319) a coletânea “Coisas de Sala de Aula e Outras Crônicas – Volume II”, organizada pelos cearenses Alan Torres, André Araújo e Antônio Ortiz, apresentando a voz de 27 autores, explorando desafios do diários e a humanização dos professores.

A Casa Escreva, Garota (Travessa Gravatá 56c/d) vai receber, no dia 11, às 14h, o lançamento de “O cochilo de Deus”, de Raíssa Lettiére, na mesa “A literatura como provocação íntima”, com Alê Motta, Raíssa Lettiére e Marília Arnaud, e mediação de Bárbara Krauss. Às 16h, é a vez de “Coletânea dos amores partidos”, de Veriana Ribeiro, em sessão de autógrafos com a autora.

Uma grande programação de lançamentos tomará a Casa Gueto (R. Benedito Telmo Coupê, nº 277), ponto de apoio e parceira do Livronews na cobertura da Flip 2024. Serão dezenas de lançamentos e sessões de autógrafos, de mais de 20 editoras independentes, incluindo Patuá, Madrepérola, Arpillera, Toma aí um poema e Nauta, dos quais fazemos uma (incompleta) lista:

Dia 10, 16h: “sobre folhas e vento”, de Flavia Quintanilha com sessão de autógrafos. “Todo um Céu Azul”, de Caetano Negrão.

Dia 10, 18h: “um romance em fragmentos”, de Maria C. Cabral com sessão de autógrafos; “A poeira de um nome”, de Melissa Nasser; “Constância”, de Ana Fonseca, Juliana Pádua e Márcia Cattoi, com sessão de autógrafos.

Dia 10, 19h: “Histórias do Arraial e a fábrica da baleia”, de Leandro Miranda, com bate-papo e sessão de autógrafos com o autor; “Mulheridades”, de Iviny

Dia 11, 10h: “Sinto muito, esse livro nunca acaba”, de Renato Barros, com sessão de autógrafos.

Dia 11, 15h: “Aspino e o boi”, de Gessiane Nazário, com bate-papo e sessão de autógrafos com a autora; “Acende uma fogueira para a longa noite”, de Christian von Koenig, com sessão de autógrafos; “Tudo um pouco mal”, de Myriam Scotti.

Dia 11, 16h: “refinaria”, de Rodrigo Cabral, com bate-papo e sessão de autógrafos com o autor.

Dia 11, 17h: “Pé disso, pé daquilo”, de Estella Munhoz, com bate-papo e sessão de autógrafos com a autora.

Dia 11, 18h: “Quando minha avó morreu”, de Alinne Balduino, em sessão de autógrafos com a autora.

Dia 11, 19h: “A dieta dos abutres”, de Italo Leite Saldanha, com bate-papo e sessão de autógrafos com o autor.

Dia 12, 12h: “Ervas daninhas”, de Renan Messias, com sessão de autógrafos.

Dia 12, 14h: “As Aventuras de Práxedis e Roque pelo Ipiranga”, de Fernanda Grigolin, em sessão de autógrafos e conversa sobre o processo criativo com a autora.

Dia 12, 16h: “As flores do lençol”, de Guilherme de Lima; e “Debaixo dos panos”, de Tessi Ferreira, com bate-papo e sessão de autógrafos com a autora.

Dia 12, 18h: “O silêncio guardado nas horas”, de Fabiana Ballete, com sessão de autógrafos.

Acompanhe a agenda completa Livronews, para mais informações.

Yellow é Luiz Eduardo Cerquinho Cajueiro, recifense, designer, programador, músico, Mestre em Ciências da Linguagem e parte da equipe Livronews.

Leia também

Agenda

Confira a programação de lançamentos, feiras, festivais, cursos, palestras e debates em todo o Brasil.

Newsletter

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos de livros e novidades do mercado editorial.

Ao cadastrar em nossas newsletter, você concorda com nossa Política de Privacidade. Saiba mais

Colunistas

Veja os artigos mais recentes dos nossos colunistas.