Esta semana, o Brasil inteiro se prepara para o carnaval, mas também para torcer, na noite de domingo (2 de março), pela vitória de Fernanda Torres como Melhor Atriz e do filme brasileiro, Ainda Estou Aqui, que concorre nas categorias de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional, na cerimônia de entrega dos prêmios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, os Oscars.
O concorrente brasileiro teve seu roteiro baseado na autobiografia homônima de Marcelo Rubens Paiva. Livros são, muitas vezes, a primeira encarnação de histórias que vêm a inspirar adaptações em outras mídias, e muitas vezes, a versão ganha mais notoriedade e impacta mais a sociedade do que a obra original. Ao longo dos anos, os livros serviram de inspiração para a realização de inúmeros filmes, e muitos deles chegaram a vencer o Oscar de Melhor filme.
Livronews relembra todos os vendedores do prêmio principal da Academia que nasceram de uma ideia, posta em palavras, sobre papel.
2024 – Oppenheimer
Livro: American Prometheus, de Kai Bird e Martin J. Sherwin.
Sinopse: A história do principal cientista a trabalhar no projeto da bomba atômica, eventualmente lançada pelos Estados Unidos contra as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. Através de uma linha narrativa não linear, o diretor cria tensões em uma história montada, principalmente, em reuniões a portas fechadas, e que foca na perseguição estatal que o personagem principal sofreu por suas declarações pacifistas após a II Guerra, em uma tentativa de humanizá-lo.
2014 – 12 Anos de Escravidão
Livro: 12 Anos de Escravidão, autobiografia de Solomon Northup, publicada originalmente em 1853
Sinopse: Solomon Northup, um homem negro livre nascido no estado de Nova Iorque, é sequestrado em Washington, D.C. e vendido como escravo, sendo forçado a trabalhar em plantações no estado de Louisiana por 12 anos, até ser libertado.
2012 – Argo
Livro: The Master of Disguise, de Tony Mendez (agente da CIA) e artigo “The Great Escape”, de Joshuah Bearman, publicado pela revista Wired em 2007
Sinopse: História real do resgate de seis funcionários da embaixada americana escondidos na casa do embaixador do Canadá em Teerã, durante uma crise em 1979, no qual agentes da CIA se desfaçaram de uma equipe de filmagem canadense de um filme de ficção científica.
2011 – O Discurso do Rei
Livro: O Discurso do Rei: Como Um Homem Salvou a Monarquia Britânica, de Peter Conradi e Mark Logue
Sinopse: A amizade entre o Príncipe Albert da Inglaterra, que assume o trono como Rei George VI, com um fonoaudiólogo, que o ajuda a superar um problema de fala a tempo para seu primeiro discurso à Nação, transmitido ao vivo pela emergente tecnologia do rádio.
2009 – Quem Quer Ser um Milionário?
Livro: Sua Resposta Vale um Bilhão, de Vikas Swarup
Sinopse: Jamal Malik, rapaz indiano de 18 anos, participa da versão indiana do famoso programa de TV “Quem quer ser um milionário?” e sua experiência de vida o ajuda a responder as perguntas do show. Porém, a polícia desconfia da honestidade de Jamal, que deve provar sua inocência.
2008 – Onde os Fracos não Têm Vez
Livro: Onde os Velhos não Têm Vez, de Cormac McCarthy
Sinopse: Um assassino, usando estratégias de caça, persegue um homem, também caçador, que encontrou grande quantia de dinheiro, proveniente de uma negociação de drogas que deu errado.
2005 – Menina de Ouro
Livro: Menina de Ouro, de F.X. Toole
Sinopse: História quase banal de um velho treinador de boxe que treina e acompanha toda a carreira de uma jovem operária, é transformada em um grande filme, nas mãos do experiente diretor Clint Eastwood.
2004 – O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei
Livro: O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, de J.R.R. Tolkien
Sinopse: A Academia esperou até a conclusão da trilogia (filmes lançados em três anos seguidos, sempre no feriado de festas de fim de ano) para premiar a adaptação do clássico da fantasia de Tolkien, que arrastou milhões de pessoas ao cinema, no começo deste século, e iniciou a irritante mania de quebrar histórias em várias partes, para fazer o espectador comprar mais ingressos. Se foi uma façanha, transformar os três calhamaços de O Senhor dos Anéis em filmes de cerca de 3 horas, por outro lado, foi absurdo quando, alguns anos depois, o mesmo diretor, Peter Jackson, estendeu em outra trilogia, igualmente longa, O Hobbit, livro que tem pouco mais de cem páginas.
2002 – Uma Mente Brilhante
Livro: Uma Mente Brilhante, de Sylvia Nasar
Sinopse: História real do gênio da matemática John Forbes Nash Jr. Neurodivergente, luta contra a esquizofrenia, enquanto sua própria condição mental singular o distingue dos outros matemáticos, e o leva a ganhar o prêmio Nobel.
1997 – O Paciente Inglês
Livro: O Paciente Inglês, de Michael Ondaatje
Sinopse: No crepúsculo da Segunda Guerra Mundial, um homem misterioso, gravemente queimado após seu avião ser abatido, é resgatado e passa a ser tratado por uma enfermeira canadense. Conhecido apenas como “o paciente inglês”, ele começa a revelar, aos poucos, uma história de amor proibido e intenso com a esposa de seu melhor amigo, um romance que foi profundamente correspondido. No entanto, há lacunas em suas memórias, detalhes que ele parece relutar em trazer à tona, como se preferisse mantê-los escondidos no passado, envoltos em segredos e silêncio.
1994 – A Lista de Schindler
Livro: A Lista de Schindler, de Thomas Keneally
Sinopse: O alemão Oskar Schindler inicialmente viu na mão de obra judia uma oportunidade de lucro durante a guerra, utilizando sua influência no partido nazista para abrir uma fábrica. No entanto, o que começou como um empreendimento movido por interesses financeiros transformou-se em um ato de humanidade da história, quando Schindler renunciou a toda sua fortuna para salvar mais de mil judeus do extermínio nazista.
1992 – O Silêncio dos Inocentes
Livro: O Silêncio dos Inocentes, de Thomas Harris
Sinopse: Uma jovem e talentosa agente do FBI, em busca de um assassino serial, é aconselhada pelo Dr. Hannibal Lecter, um psiquiatra brilhante e também um psicopata violento e canibal. Baseado no segundo livro de uma série dedicada aos personagens.
1991 – Dança com Lobos
Livro: Dança com Lobos, de Michael Blake
Sinopse: A aproximação não violenta do jovem militar John Dunbar, durante o período da Guerra Civil Americana, com índios Sioux.
1986 – Entre Dois Amores
Livro: A Fazenda Africana, de Isak Dinesen
Sinopse: A aristocrata e fazendeira Karen Blixen parte para a África com o objetivo de se reunir ao marido, Bror, um investidor no cultivo de café. No entanto, ao descobrir a infidelidade dele, Karen se envolve em um romance intenso com Denys, um caçador charmoso e livre. Apesar da paixão, ela percebe que Denys valoriza uma vida descomplicada e sem amarras, em contraste com o mundo complexo que ela habita. A relação dos dois evolui até que Karen é confrontada com uma decisão crucial: seguir seu coração ou priorizar sua independência e crescimento profissional, em um momento em que o destino a coloca diante de escolhas irreversíveis.
1984 – Laços de Ternura
Livro: Laços de Ternura, de Larry Mcmurtry
Sinopse: Enquanto a viúva Aurora dribla seus admiradores, a filha Emma enfrenta o lado duro da vida de casada. Ela descobre que o marido de sua professora está tendo um caso com um dos estudantes. Todavia, uma surpresa ainda maior a aguarda depois de uma consulta médica de rotina.
1981 – Gente Como a Gente
Livro: Gente Como a Gente, de Judith Guest
Sinopse: Adolescente se culpa após o irmão ter morrido afogado em seu barco. Apesar de intensivas sessões de terapia, ele não consegue se libertar da crença de que deveria ter morrido em seu lugar e seus pais também não oferecem muito consolo.
1976 – Um Estranho no Ninho
Livro: Um Estranho no Ninho, de Ken Kesey
Sinopse: Ambientado em uma clínica psiquiátrica, o filme conta a história de Randall McMurphy, um indivíduo de espírito livre que termina lá fugindo da prisão e lidera os pacientes em uma rebelião contra a equipe opressivai, chefiada pela enfermeira Ratched.
1973 – O Poderoso Chefão
Livro: O Poderoso Chefão, de Mario Puzo
Sinopse: Uma família mafiosa luta para estabelecer sua supremacia nos Estados Unidos depois da Segunda Guerra Mundial. Uma tentativa de assassinato deixa o chefão Vito Corleone incapacitado e força os filhos Michael e Sonny a assumir os negócios.
1966 – A Noviça Rebelde
Livro: A Noviça Rebelde, de Agathe Von Trapp
Sinopse: No fim dos anos 30, pouco antes da Segunda Guerra, uma noviça que vive num convento, mas não consegue se adaptar às regras religiosas, vai trabalhar como governanta de um capitão viúvo com sete filhos e leva alegria de novo à casa.
1964 – As Aventuras de Tom Jones
Livro: Tom Jones, de Henry Fielding
Sinopse: No século 18, Tom Jones é um notório playboy e mulherengo. Ele se apaixona por Sophie Western, mas não consegue resistir aos encantos de outras mulheres.
1963 – Lawrence da Arábia
Livro: Os sete pilares da sabedoria, de T. E. Lawrence
Sinopse: Graças ao seu conhecimento dos beduínos, o oficial britânico T.E. Lawrence é enviado à Arábia para encontrar o príncipe Faisal e servir de ligação entre árabes e ingleses na luta contra os turcos. Com a ajuda do nativo xerife Ali, Lawrence se rebela contra as ordens de seus superiores e enfrenta uma jornada através do deserto para atacar um porto turco bem protegido.
1959 – Gigi
Livro: Gigi, de Colette
1958 – A Ponte do Rio Kwai
Livro: A Ponte do Rio Kwai, de Pierre Boulle
1957 – A Volta ao Mundo em 80 Dias
Livro: A Volta ao Mundo em 80 Dias, de Júlio Verne
1954 – A Um Passo da Eternidade
Livro: A Um Passo da Eternidade, de James Jones
1950 – A Grande Ilusão
Livro: A Grande Ilusão, de Robert Penn Warren
1946 – Farrapo Humano
Livro: Farrapo Humano, de Charles Jackson
1942 – Como Era Verde o Meu Vale
Livro: Como Era Verde o Meu Vale, de Richard Llewellyn
1941 – Rebecca, A Mulher Inesquecível
Livro: Rebecca, A Mulher Inesquecível, de Daphne Du Maurier
1940 – ‘…E o Vento Levou’
Livro: E o Vento Levou, de Margaret Mitchell
1936 – O Grande Motim
Livro: O Grande Motim, de Charles Nordhoff e James Norman Hall, baseado num caso real.
1932 – Grande Hotel
Livro: Menschen im Hotel, de Vicki Baum