Para quem faz livro e
Para quem gosta de ler

Mailson Furtado - arquivo pessoal

Mailson Furtado: Perspectivas do Mercado Independente de Livros

Mailson Furtado é um multifacetado escritor, produtor cultural, diretor e dramaturgo. Habitante de Varjota, no Ceará, Mailson ganhou reconhecimento nacional ao vencer o Prêmio Jabuti em 2018. Além da literatura, ele se dedica ao teatro e à produção cultural, gerenciando a Companhia Criando Arte em sua cidade.

Durante entrevista em live, a Fábio Lucas, no perfil da Livronews no Instagram, Mailson discutiu o conceito de mercado independente, explorando sua evolução histórica e as mudanças significativas nas últimas décadas. “Eu debato muito sobre esse termo independente hoje”, afirmou, destacando que a ideia de independência tem se transformado desde os anos 60, quando Massao Ohno abriu portas para muitos escritores brasileiros. Hoje, com as tecnologias digitais, a produção independente se tornou mais acessível, mas ainda enfrenta desafios no mercado tradicional.

Mailson destacou a importância da interdependência no mercado editorial, um conceito que aprendeu com a editora Nathalie Risset. “Interdependente que é o autor e o editor construírem junto a sua obra”, explicou. Ele enfatizou que, embora os autores ainda precisem se promover, há um movimento colaborativo crescente entre escritores e editores para produzir e divulgar suas obras.

A relação entre editoras independentes e livrarias também foi um tema central. Mailson reconheceu as dificuldades enfrentadas por pequenas editoras para acessar redes de distribuição tradicionais. “As editoras as livrarias geralmente são abastecidas por distribuidoras”, explicou, ressaltando a necessidade de criar novas estratégias para comercializar livros, como pré-vendas, crowdfunding e livrarias virtuais.

Mailson enfatizou a importância dos eventos literários para o mercado independente. Ele mencionou a necessidade de encontros para promover a literatura e criar oportunidades de venda direta. “A poesia a literatura independente esse mercado independente não acontece sem um encontro”, afirmou, destacando a relevância das feiras e festivais literários em todo o Brasil, especialmente no interior.

Sobre seus projetos futuros, Mailson revelou a publicação de um livro-poema pela Editora Fósforo e um livro de contos pela Editora Moinhos. Ele também mencionou a montagem de uma peça de teatro sobre o bicentenário da Confederação do Equador e a organização de eventos literários em Varjota. “São algumas coisinhas já fechadas para a gente seguir circulando”, concluiu, demonstrando seu compromisso contínuo com a arte e a cultura.

A entrevista com Mailson Furtado oferece uma visão abrangente dos desafios e das conquistas no mercado independente de livros no Brasil, destacando a importância da colaboração, inovação e eventos literários para a promoção da literatura.

Leia também

Agenda

Confira a programação de lançamentos, feiras, festivais, cursos, palestras e debates em todo o Brasil.

Newsletter

Lorem ipusm lorem ipsum lorem ipsum lorem ipusm lorem ipsum lorem ipsum lorem ipsum lorem lorem ipsum lorem ipsum lorem

Ao cadastrar em nossas newsletter, você concorda com nossa Política de Privacidade. Saiba mais

Colunistas

Lorem ipusm lorem ipsum lorem ipsum lorem ipusm lorem ipsum lorem ipsum lorem ipsum lorem lorem ipsum lorem ipsum lorem