
Em Multifuncionalidade da Agricultura Familiar: A Sustentabilidade de Sistemas Agroalimentares, os organizadores Fábio Frattini Marchetti e Paulo Eduardo Moruzzi Marques reúnem artigos que exploram o papel crucial da agricultura familiar no desenvolvimento de sistemas agroalimentares sustentáveis. Publicado pela Edusp, o livro integra as dimensões sociais, econômicas e ambientais da agricultura, propondo um debate necessário sobre como essa prática pode contribuir para um mundo mais justo e igualitário, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas.
A obra está estruturada em dois eixos centrais: o conceito de multifuncionalidade da agricultura e a teoria da justiça. Através de temas como teoria das justificações, comunidades tradicionais e fome, os autores analisam como a agricultura familiar pode ser uma solução sustentável e alternativa aos sistemas agroalimentares convencionais, especialmente nas margens da modernidade capitalista.
Os artigos, escritos por membros do Grupo de Pesquisa em Agriculturas Emergentes e Alternativas (Agremal), vinculado ao Programa de Pós-graduação Interunidades em Ecologia Aplicada da Esalq e ao Cena, oferecem uma visão multidisciplinar e aprofundada sobre o tema. A obra não apenas reflete sobre os desafios atuais, mas também propõe caminhos para a implementação de políticas públicas que promovam a sustentabilidade e a justiça social.
Livro destaca a importância de integrar conhecimentos científicos, práticas tradicionais e inovações para construir sistemas agroalimentares mais sustentáveis e inclusivos.
Serviço:
Título: Multifuncionalidade da Agricultura Familiar: A Sustentabilidade de Sistemas Agroalimentares
Organizadores: Fábio Frattini Marchetti e Paulo Eduardo Moruzzi Marques
Editora: Edusp
Número de páginas: 408