Para quem faz livro e
Para quem gosta de ler
Yuval Noah Harari. Foto: Divulgação

“Nexus”: Yuval Noah Harari

Por Yellow

Do mesmo autor de “Sapiens: Uma breve história da humanidade”, “Homo Deus: Uma Breve História do Amanhã” e “21 Lições para o Século 21”, vem agora (lançado simultaneamente para vários países, no dia 10 de setembro, como um filme Blockbuster) “Nexus”. Primeira edição esgotada no site da Companhia das Letras, aguardando reimpressão.

Trata-se de uma recontagem da história da humanidade, como o autor já fez em outros livros, mas, desta vez, sob o prisma da evolução das redes de informação. Em tom apocalíptico, disseca a maneira como a propagação de informações, sejam elas poesia ou fake news (como a anedota de que o preconceito aos médicos, por serem majoritariamente judeus, culminou na morte de Stalin), moldou o mundo atual. Mas termina em notas sombrias, descrevendo os perigos da Inteligência Artificial, como entidade inorgânica, capaz de tomar decisões e, eventualmente, simular não apenas inteligência, mas consciência. A conclusão é pintada nos mesmos tons soturnos que têm acompanhado as obras do autor, pós-“Sapiens”.

O historiador israelense Harari parece estar condenado ao mesmo destino de outros autores de sucessos no gênero da não-ficção especulativa, como Nassim Nicholas Taleb (“A lógica do cisne negro”, “Anti-frágil”), que (autodeclaradamente) reescreve o mesmo livro, de anos em anos. Para quem o acompanha, é mais uma versão da história humana, ilustrada com bons causos, culminando em um grave alerta. É como um disco dos Rolling Stones, ou dos Ramones… Mais do mesmo, porém a diversão está garantida.

A quem interessar possa, 1: a edição de “Nexus” (2024, Companhia das Letras) não apresenta a mesma qualidade da minha cópia de “Sapiens” (2015, L&PM). Papéis de gramaturas menores foram usados, tanto na capa quanto no miolo, dando a impressão de livro barato, de bolso.

A quem interessar possa, 2: para uma história da informação e da tecnologia da informação, recomendo “A Informação, uma história, uma teoria, um dilúvio”, de James Gleick (2012, editora Temas e Debates).

Serviço
Título: Nexus, uma breve história das redes de informação, da Idade da Pera à inteligência artificial
Autor: Yuval Noah Harari
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 504
Onde comprar: Companhia das Letras

Yellow é Luiz Eduardo Cerquinho Cajueiro, recifense, designer, programador, músico, Mestre em Ciências da Linguagem e parte da equipe Livronews.

Leia também

Agenda

Confira a programação de lançamentos, feiras, festivais, cursos, palestras e debates em todo o Brasil.

Newsletter

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos de livros e novidades do mercado editorial.

Ao cadastrar em nossas newsletter, você concorda com nossa Política de Privacidade. Saiba mais

Colunistas

Veja os artigos mais recentes dos nossos colunistas.