Por Zuleide Lima
Será que um escritor precisa de um manual para criar histórias? Entre 335 e 323 a.C.,há 23 séculos, Aristóteles (filósofo grego) nos ensinou sobre as formas literárias em “A Poética”.
De lá até hoje, muitos outros escritores compartilharam manuais provando que um escritor pode utilizar a experiência de outro escritor para criar uma obra literária. Desde quando escrevi a primeira linha do meu primeiro romance busquei a orientação de outros escritores para escrever melhor. Assim, tenho a certeza de que para escrever um romance ou novela é preciso de muito mais do que apenas inspiração para uma história ganhar vida no papel em branco.
Em “Anatomia da História”, John Truby (roteirista americano) além de nos ensinar os 22 passos para dominar a arte de criar histórias nos ensina também sobre: Premissa, Os sete passos da estrutura da história, Criação de Personagens, Argumento Moral, Mundo ficcional, Trama, Construção de Cenas e sobre o Final.

Um manual completo e detalhado com 501 páginas que durante a leitura é quase impossível não transferir para um papel uma história que antes estava apenas na nossa imaginação. “Você não deve criar personagens para povoar um mundo ficcional, mas sim criar um mundo ficcional para expressar e manifestar seus personagens especialmente o personagem principal.” Trecho do livro Anatomia da história. Recomendo esse manual para quem escreve ou pretende escrever um dia.
Zuleide Lima é pernambucana e aprimorou suas técnicas de escrita com os escritores: Raimundo Carrero, Marcelino Freire e Assis Brasil em Oficinas literárias.