Para quem faz livro e
Para quem gosta de ler
Christiano Aguiar, à esquerda, segura livro O Diabo das Províncias, de Juan Cárdenas, à direita, na Livraria da Travessa, em São Paulo. Foto: Fábio Lucas

“O Diabo das Províncias”, de Juan Cárdenas, chega ao Brasil

O escritor colombiano Juan Cárdenas lançou no Brasil seu romance “O Diabo das Províncias”, um relato inquietante sobre um biólogo que retorna à sua cidade natal, na Colômbia, após 15 anos e enfrenta um cenário de violência, corrupção e mistério.

No centro da trama, está um internato feminino perturbador onde alunas grávidas desaparecem sem explicações.

Durante o lançamento na Livraria da Travessa, Cárdenas destacou as conexões entre o Brasil e a Colômbia, observando a semelhança de suas trajetórias históricas, e mencionando a influência da literatura nordestina brasileira em sua obra.

O livro, publicado pela Editora DBA, combina elementos de realismo mágico, literatura policial e crítica social, traçando um retrato sombrio da América Latina contemporânea.

Cristhiano Aguiar, que mediou o evento, elogiou a obra por seu mosaico narrativo e o tempero insólito, misturando discussões sobre racismo, história política e teorias da conspiração.

“A Colômbia que Juan traz me lembra muito o Nordeste do interior”, comentou Aguiar, destacando as influências de Guimarães Rosa e da prosa regionalista brasileira.

O romance reflete a relação íntima do protagonista com sua terra natal e com os fantasmas de seu passado, em especial seu irmão morto e a constante presença da violência política e ambiental. Cárdenas explicou que o livro é uma maneira de explorar as complexidades da vida em regiões periféricas da América Latina, onde os contrastes sociais e o isolamento intensificam o sentimento de caos.

Com uma carreira consolidada na literatura e tradução, Cárdenas já traduziu grandes autores como William Faulkner e Machado de Assis para o espanhol. Seu trabalho em “O Diabo das Províncias” reitera sua relevância na cena literária contemporânea, explorando temas atemporais como pertencimento e violência com um olhar crítico e poético.


No evento de lançamento do livro no Brasil, Fábio Lucas bateu um papo com o autor do livro, e com o mediador convidado, Cristhiano Aguiar:

Cristhiano Aguiar: Eu acho o livro fascinante. É muito contemporâneo, mas não contemporâneo no sentido de uma moda, e sim no sentido de um livro que pensa em mosaicos narrativos, uma série de impasses contemporâneos, que vão de discussões raciais à formação violenta da história política da América Latina através da Colômbia. Tudo isso é temperado com um sazon do insólito, que é a teoria da conspiração. Aqui e ali tem umas crianças estranhas, tem um pouco de pé na literatura policial. É um mosaico muito original do que é pensar a América Latina e pensar uma literatura latino-americana no século XXI.

Fábio Lucas: E como esse livro dialoga com a realidade brasileira e a literatura brasileira?

Juan Cárdenas: Bem, para mim é bem difícil fazer um resumo disso, mas eu adoro a literatura brasileira, ela sempre foi uma referência para mim. Então eu acho que é wishful thinking, mas tem muita coisa da literatura brasileira, da literatura nordestina, por exemplo, da literatura do sertão, mas também da literatura urbana das últimas décadas, no Brasil. As realidades dos nossos países são muito parecidas, tem muita coisa a ver aí, entre os dois países. Somos dois grandes desconhecidos, mas acho que temos muita coisa para falar entre nós.

Cristhiano Aguiar: Eu só complementaria, a gente tem tragédias em comum, da nossa formação no processo histórico Brasil-Colômbia, que é também um pouco abrir os calabouços de fantasmas históricos da América Latina. A grande conexão vai primeiro por aí. E eu estava falando com o Juan, e ele dizendo (eu vou dizer, tá, Juan?) que ele se sente muito nordestino, como eu. E é muito impressionante, porque o modo como você descreve essa Colômbia, que você traz para a gente, é uma Colômbia que me remete muito ao Nordeste, ao Nordeste do interior. Também tem aqui Guimarães Rosa, Romance de 30, poesia do cotidiano, também, que eu acho que tem uma conexão com a nossa poesia brasileira.


Serviço
Título: O Diabo das Províncias
Autor: Juan Cárdenas
Editora: DBA
Tradução: Mariana Waquil
Preço: R$ 64,90

Leia também

Agenda

Confira a programação de lançamentos, feiras, festivais, cursos, palestras e debates em todo o Brasil.

Newsletter

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos de livros e novidades do mercado editorial.

Ao cadastrar em nossas newsletter, você concorda com nossa Política de Privacidade. Saiba mais

Colunistas

Veja os artigos mais recentes dos nossos colunistas.