O episódio 06 do podcast Livronews abordou os desafios de organizar eventos literários no Brasil. Fábio Lucas acompanhou os participantes Lizandra Magon (da Libre), Pierre André Ruprecht (São Paulo Leituras e Bibliotecas de São Paulo), Gisele Ferreira (Flipoços), e Rogério Robalinho (Bienal do Livro de Pernambuco).
Em uma das conversas mais abrangentes da temporada, os organizadores discutiram as dificuldades de criar eventos, o apoio governamental, e o papel dos eventos na formação de leitores, mas não só: também de autores e de profissionais ligados a toda a cadeia produtiva do livro.
Pierre destacou a importância de criar eventos que não sejam apenas passageiros, mas que enraízem algo duradouro nas comunidades, como o incentivo à leitura. Ele também comentou a integração das bibliotecas como espaços de ação, e não apenas acervos de livros.
Robalinho, por sua vez, afirmou que a organização de eventos de grande porte, como a Bienal, exige compromisso e uma luta constante contra as dificuldades estruturais do país. Ele ressaltou o impacto da oralidade no Nordeste, afirmando que os desafios culturais ainda são grandes, mas que a missão é criar um ambiente de sinergia com outras formas culturais.
Gisele falou sobre a importância de políticas públicas e o apoio às feiras literárias, destacando o papel que o Flipoços tem no incentivo à literatura, especialmente na formação de leitores em cidades menores de Minas Gerais, onde muitas não possuem sequer uma livraria.
Lizandra abordou a trajetória da Libre na organização da Primavera do Livro e a necessidade de eventos que mostrem o processo de produção literária ao público, desmistificando a ideia elitista em torno do livro. Ela também discutiu a crescente popularidade de feiras literárias nas periferias de São Paulo.
Os participantes enfatizaram a necessidade de políticas públicas robustas e de maior integração entre poder público e iniciativas privadas para garantir a sustentabilidade desses eventos.
Acompanhe todos os episódios do Podcast Livronews no nosso canal do Youtube.