Por Dani Costa Russo
Única hospedagem da América Latina com certificado do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC na abreviatura em inglês), a Pousada Literária segue recebendo convidados da programação oficial da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), uma parceria já de 14 anos.
Como é de se esperar (ou desejar) de um porto de luxo a escritores, possui livros, muitos livros, numa impressionante biblioteca, além de bibliotecas individuais nas 28 suítes e vilas distribuídas em um conjunto de casarões coloniais ao redor de um jardim central.
No acervo, os títulos que se acumulam são de autores hóspedes, muitos autografados, e isso inclui a francesa Nobel de Literatura Annie Ernaux, presente na Flip de 2022. Todo o lugar foi feito para ser um retiro integrado à natureza e com um incomum silêncio, apesar de estar situado no meio do Centro Histórico.
As medidas sustentáveis que valeram o crédito inédito estão em ações como o uso de alimentos orgânicos e a venda de artesanato produzido pela economia local. Se o sonho de publicar um livro parece não tão distante, quem sabe sonhar em ser uma autora hospedada num lugar de imersão literária seja a próxima meta. Risos.
O site da pousada, através do qual podem ser feitas reservas para todo o ano, informa que o valor das diárias é a partir de R$ 1790,00.
Dani Costa Russo é Jornalista e escritora. Criadora, curadora e editora do @seloauroras. Autora de Beijos no Chão e Cama Rainha. Colaboradora do Livronews na cobertura exclusiva da Flip 2024