A 5ª edição da Residência Literária Flipoços Camões, promovida pelo Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, abre inscrições para escritores portugueses, marcando o início das comemorações dos 20 anos do Flipoços. Em parceria com o Instituto Camões – CCP Brasília e o Consulado de Portugal em Belo Horizonte, o projeto visa fortalecer os laços culturais entre Brasil e Portugal. A iniciativa seleciona um autor português para residir no Brasil e participar da edição comemorativa do evento, que acontecerá entre 26 de abril e 4 de maio de 2025.
O autor selecionado terá passagem aérea custeada e participará da programação oficial do festival, realizado no Parque José Afonso Junqueira, no centro histórico de Poços de Caldas. A Residência Literária reflete o compromisso do Flipoços em promover a língua portuguesa e fomentar o intercâmbio cultural entre os países lusófonos, explica Gisele Ferreira, idealizadora do evento.
A cidade mineira, que já foi lar de diversos autores importantes, celebra seu vínculo com Portugal em edições anteriores, já tendo recebido personalidades como o artista Ney Matogrosso e o escritor Julio Maria, que participaram do Folio, em Óbidos. Para a edição de 2024, a escritora Cristina Drios esteve presente com seu livro “Adoração“, pela editora Pontes, destacando-se como a última autora residente na edição.
Com o tema deste ano centrado em Portugal, o Flipoços reforça seu laço com as cidades portuguesas Caldas da Rainha e Ponte da Barca, com as quais Poços de Caldas compartilha laços históricos e literários. Esse contexto internacional promete fortalecer ainda mais a missão do festival, ampliando as atividades oficiais e promovendo o Brasil em festivais portugueses.
As inscrições são abertas apenas para autores portugueses residentes em Portugal que tenham ao menos uma obra publicada no Brasil. Interessados podem se inscrever até o dia 30 de outubro através do site oficial do Flipoços. Para mais detalhes, o regulamento completo está disponível online, com acesso ao edital e demais orientações.
A Residência Literária e o Prêmio Flipoços para Escritores Independentes, que seguem com inscrições abertas até dezembro, marcam os primeiros passos das comemorações. Gisele Ferreira antecipa que surpresas e novas parcerias reforçarão a edição dos 20 anos.
A Vila Literária, local principal do festival, trará uma programação rica para o público, incluindo mesas-redondas, workshops e encontros literários que reforçam a importância de Poços de Caldas como um polo cultural para a literatura em língua portuguesa.
Os autores e autoras interessados devem se inscrever pelo link (somente para escritores e escritoras portugueses residentes em Portugal e que tenham pelo menos uma obra editada no Brasil). Para mais informações acesse o site www.flipocos.com e baixe o regulamento em pdf neste link.