Para quem faz livro e
Para quem gosta de ler

Retratos da Literatura – repercussão

O Livronews acompanhou a divulgação dos resultados da 6ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, no último dia 19. E, desde então, colheu depoimentos de pessoas influentes no mercado do livro brasileiro, como os artigos aqui publicados, de Hubert Alquéres e Alexandre Martins Fontes.

Confira, abaixo, declarações de entrevistados pelo Livronews.


Conversamos com Rosi Rosendo @rosirosendo do IPEC sobre a série histórica e sobre os caminhos que os números de 2024 apontam.


Alan Valadares, da Fundação Itaú, também conversou com o Livronews sobre a pesquisa Retratos da Leitura. Entre outros pontos, ele destacou os desafios que os números atuais levantam, num contexto de crescente presença no digital.


Fabiano Piuba, Secretário de Formação, Livro e Leitura do MinC, esteve no anúncio do resultado da pesquisa Retratos da Leitura do Brasil. Ele conversou com o Livronews sobre os números e falou da importância do levantamento para a elaboração de políticas públicas para o livro e a leitura. “Agora a gente está nessa retoma e a pesquisa ela é fundamental porque gera informações e indicadores tanto para o mercado se planejar, mas, sobretudo, para a qualificação das políticas públicas.”


Sevani Matos @sevani68, presidente da CB, destacou a relevância da pesquisa Retratos da Leitura, salientando que os resultados desta edição trazem o impacto do período pandêmico.

Em outro depoimento, Sevani Matos salienta que a articulação entre as instituições que trabalham com o livro e o governo é fundamental para mudar o cenário apresentado na pesquisa Retratos da Leitura. “Envolve muita coisa. Não é só: toma um livro e lê. É muito mais do que isso. Começa lá, com a leitura assistida para os pequenos não alfabetizados e depois vai para os jovens. Hoje eles têm as redes sociais e a internet que tomam muito tempo e eles não se voltam para a leitura”


Ângelo Xavier (Abrelivros) ressaltou a complexidade dos números que a pesquisa Retratos da Leitura apresenta, diz que é preciso um tempo para analisá-la em sua completude e aponta que esta edição reflete os impactos da pandemia. “Eu acho que a escola é fundamental nisso. Em desenvolver novos leitores. A gente na pesquisa anterior tinha uma visão melhor de leitura na idade escolar. E nessa nova edição o índice caiu um pouquinho na escola. Eu acho até que ele é aceitável frente a realidade que esses alunos viveram na pandemia”.

Leia também

Agenda

Confira a programação de lançamentos, feiras, festivais, cursos, palestras e debates em todo o Brasil.

Newsletter

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos de livros e novidades do mercado editorial.

Ao cadastrar em nossas newsletter, você concorda com nossa Política de Privacidade. Saiba mais

Colunistas

Veja os artigos mais recentes dos nossos colunistas.