Artigo por Luara França
Há poucas semanas, retornei de Taipé com a bagagem repleta de novas ideias e inspirações. Participei do programa de fellowship da Feira Internacional do Livro de Taipé, em Taiwan, e a experiência, posso garantir, já está redefinindo a minha visão, o que contribui com a minha atuação profissional como um todo e como Publisher do Grupo Editorial Aleph. Longe de ser apenas um evento, a feira revelou-se um microcosmo vibrante do mercado editorial asiático, com oportunidades e aprendizados que desejo compartilhar.
Em Taipé, mergulhei em conversas estimulantes com mais de 20 editores e agentes literários taiwaneses. Eles desvendaram as particularidades e os desafios únicos do mercado local, revelando as tendências de leitura e as estratégias de publicação e promoção que ressoam com o público taiwanês.
Paralelamente, construí pontes sólidas com editores e agentes literários de outros países da Ásia, como Tailândia, Coreia e Japão. Essa rede de contatos certamente pavimentará o caminho para futuras parcerias e projetos inovadores. Acredito que essa troca constante de conhecimento e experiências seja fundamental para impulsionar a criatividade e a excelência em nosso setor.
O programa de fellowship também ofereceu um valioso ciclo de palestras, ministradas por especialistas e líderes do mercado taiwanês. Abordamos desde a história do mercado editorial local até as políticas de incentivo à leitura, o impacto das novas tecnologias e as perspectivas para o futuro do livro em Taiwan. Cada insight confirmou que o futuro do livro é plural, diverso e conectado.
Essa imersão em Taipé demonstra como iniciativas internacionais podem catalisar o crescimento do mercado editorial brasileiro. Ao promover o diálogo e o intercâmbio de experiências entre profissionais de diferentes países, eventos como este impulsionam a criação de novas oportunidades de negócios, a disseminação da literatura brasileira e a busca constante pela excelência.
Ao cruzarmos fronteiras, construirmos conexões e absorvermos novas perspectivas, enriquecemos nosso trabalho e pavimentamos um futuro mais próspero e vibrante para o mercado editorial brasileiro. Cada jornada representa uma oportunidade de aprendizado singular, que expande visões, contatos e rende frutos a cada participante, os quais juntos colheremos para o mercado no futuro.

Luara França é atualmente Publisher do Grupo Editorial Aleph. Possuí uma trajetória consolidade no mercado editorial que se iniciou em 2012. Formada em História na Federal de Ouro Preto, detém mestrado em Teoria da História e da Literatura pela UFRJ e é Mestranda em Letras pelo Mackenzie. Atuou anteriormente como editora no Grupo Companhia das Letras. É idealizadora, organizadora e mediadora do Clube de Leitura da Aleph e do Clube de Literatura Coreana.