Para quem faz livro e
Para quem gosta de ler

“Vocabulários”: Livro pioneiro do selo Phedra revoluciona a comunicação com linguagem antirracista, LGBTQIAPN+ e feminista

A primeira publicação do selo Phedra, que homenageia a artista e ativista Phedra de Córdoba (1938-2016), marcou seu lançamento com uma obra essencial para os tempos atuais. “Vocabulários” se estabelece como ferramenta para mapear as transformações do discurso contemporâneo, reunindo centenas de verbetes que abrangem terminologias das comunidades LGBTQIAPN+, feministas e antirracistas.

A publicação, iniciativa da Associação dos Artistas Amigos da Praça, com apoio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, traz em suas mais de 180 páginas: apresentações de Isildinha Baptista Nogueira e Ivam Cabral; ensaios de Amanda Paschoal, Furcifer Scher, Kyem Ferreiro, Renata Carvalho, Andreas Mendes, Helena Vieira, ORU, Ronaldo Serruya, Dante Preto, Lui Castanho, Kairos Castro e Vulcanica Pokaropa; e centenas de verbetes, tais como Acessibilidade, Apropriação Cultural, Capacitismo, Decolonial, Favelado, Feminismos, Gordofobia, Identidade de Gênero, Lugar de Fala, Misoginia, Negritude, Queer e Travesti.

“Vocabulários” não é apenas um livro, mas um manifesto por uma linguagem mais justa e inclusiva — uma ponte entre academia, militância e arte. Uma obra para quem compreende o poder das palavras na construção de um mundo mais equitativo.

Um Mapa das Palavras que Transformam

Com organização coletiva, o livro conta com a participação de jornalistas, historiadores, antropólogos, linguistas, artistas e ativistas, além de trazer uma capa criada pela cartunista Laerte. Entre os destaques da publicação estão:

  • Textos de apresentação de Isildinha Baptista Nogueira (psicanalista e autora de “Cor do Inconsciente”) e Ivam Cabral (diretor artístico dos Satyros);
  • Ensaios de Amanda Paschoal, Furcifer Scher, Renata Carvalho, Andreas Mendes, Vulcanica Pokaropa e outros pensadores;
  • Verbetes fundamentais, como Acessibilidade, Decolonial, Feminismos, Gordofobia, Lugar de Fala, Negritude, Queer e Travesti.

A obra busca legitimar linguagens afirmativas e empáticas, promovendo uma comunicação acessível e não violenta. Uma iniciativa da Associação dos Artistas Amigos da Praça, com apoio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, o livro se destaca por sua abordagem colaborativa e plural.

Detalhes da Publicação

Título: Vocabulários
Selo: Phedra
Organização: Coletiva (Beth Lopes, Danilo Stavale, Dione Leal, Elen Londero, Ivam Cabral, entre outros)
Capa: Laerte
Páginas: 180
Conteúdo: Verbeteiros contemporâneos, ensaios críticos e reflexões sobre linguagem inclusiva

Leia também

Agenda

Confira a programação de lançamentos, feiras, festivais, cursos, palestras e debates em todo o Brasil.

Newsletter

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos de livros e novidades do mercado editorial.

Ao cadastrar em nossas newsletter, você concorda com nossa Política de Privacidade. Saiba mais

Colunistas

Veja os artigos mais recentes dos nossos colunistas.